A Realidade Espiritual Sob Um Microscópio

Dr. Michael LaitmanNada no mundo espiritual é valorizado pela sua quantidade. Assim, o menor detalhe é tão importante como o maior detalhe. Tudo depende apenas de como as coisas são valorizadas no coração de uma pessoa. Nós sempre vemos a mesma realidade diante de nós. O quanto ela é revelada a nós, (se mais ou menos) depende de nossa percepção, até que ponto podemos desenvolver e aperfeiçoar os nossos vasos espirituais e torná-los precisos e delicados, para que eles possam detectar os menores discernimentos.

A própria realidade, porém, nunca muda. Diz-se: “Não há parcialidade na espiritualidade”. Portanto, grande e pequeno só me parece assim de acordo com a escala: se estou olhando para ela através dos meus olhos míopes ou se estou usando óculos ou binóculos, ou até mesmo um telescópio. Isso significa que tudo depende dos meus vasos de percepção, dos desejos, e em que medida eu os amplio e corrijo.

Tudo depende da minha escala. Portanto, não faz diferença se uma coisa é pequena ou grande: se eu foco no objetivo certo, se eu apenas me preocupo com a realização do sentimento de grandeza do Criador que me faz avançar, se eu constantemente a desenvolvo e respeito, sem desrespeitá-la ou esquecê-la, então eu vou necessariamente avançar na direção certa para a meta.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 31/12/12