Você Não Vai Ser Capaz De Levar Um Mundo Redondo Para Um Pensamento Quadrado

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como posso corrigir minha percepção, se só vejo mal no mundo a minha volta?

Resposta: Somente a Luz que Reforma corrige tudo. Por outro lado, nós somos obrigados a continuar persistentemente, uma vez que, apesar de todas as explicações e esforços que fazemos em nosso coração e mente, não vamos entender nada até chegar à primeira revelação. Então, uma nova mente e sentimentos se abrem para nós.

Hoje, não importa o quanto queremos perceber as explicações, nós estamos desperdiçando grandes esforços ao tentar perceber novos discernimentos espirituais em nossos vasos atuais. Nós estamos constantemente ansiando por isso, mas na verdade, nosso trabalho deve ser totalmente diferente.

É como se nós estivéssemos presos num só lugar queimando o nosso combustível, nossa atenção e tempo. É porque esses esforços não nos ajudam a alcançar o mundo espiritual. É como se estivéssemos tentando empurrar uma bola através de uma abertura quadrada, mas isso não funciona, é um sistema completamente diferente de medição. Quanto mais esforços nós fizermos em doação e conexão, e quanto menos tentarmos obter informações espirituais em nossa atual percepção corpórea, mais vamos conseguir.

Não importa o que, usando nossa mente e sentimentos atuais, nós nunca vamos entender o que dizem os livros ou os estados que estamos passando agora. Nós somos como uma criança que está tentando com a idade de três a entender sua própria psicologia. É claro que ela não pode sequer compreender a si mesma, e certamente nem o pensamento maduro e mais avançado. É simplesmente impossível.

Portanto, nós temos que simplesmente fazer o que os Cabalistas dizem; isso não significa que temos que agir com os olhos fechados e sem sentimento e esclarecimentos, mas não devemos parar tentando entender essas experiências, exceto o que é necessário para o nosso avanço prático para a unidade, o amor e a conexão. É só para esse objetivo que devemos focar nosso estudo e todos os eventos e ações. Caso contrário, isso se chama “sua sabedoria é maior do que suas ações”.

Eu estou dizendo isso a vocês porque eu costumava cometer o mesmo erro no passado. Por um longo tempo eu não conseguia me convencer que o mundo espiritual é alcançado apenas por auto-anulação, auto-submissão, por devoção, e não pela mente racional, a compreensão sensível e os sentimentos.

É importante lembrar que “não é o sábio que aprende” e manter a atitude certa para o estudo, a atitude correta entre o que é essencial para o nosso avanço e o que pode interferir nele.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/11/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot

Comente