Usando Velhas Palavras Para Descrever Uma Nova Realidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível depois da Convenção continuar sentindo que não tenho habilidades individuais, mas apenas as habilidades do grupo?

Resposta: Antes você também não tinha quaisquer habilidades individuais, e era parte do grupo, mas agora está mais claro e consequentemente mais é exigido de você. Quanto mais isso é revelado a você, mais você é exigido a participar, mentalmente, emocionalmente e ativamente na superação.

É evidente que através de muitos pequenos esforços, nós já descobrimos que dentro do nosso vaso coletivo está surgindo uma iluminação. O problema é que nós alcançamos isso pela conexão física entre nós e não pela conexão espiritual. Entretanto, essa é uma deficiência muito grande.

Além disso, isso acontece graças ao fato de que eu estou incorporado no grupo usando a força para me conectar a eles. Isso significa que ainda há um monte de trabalho a ser feito por parte do nosso grupo, a fim de alcançar uma verdadeira conexão interna entre os amigos. Assim, a Luz que é igual a essa conexão vai chegar.

Enquanto isso, há uma carência dentro do grupo e entre os grupos. Temos que nos conectar mais fortemente uns com os outros. Eu acho que esta Convenção tem mostrado a todos que estamos mais perto uns dos outros do que pensávamos. Todos os grupos se sentiram perto e as pessoas compreenderam que não temos nenhuma escolha exceto avançar em direção a uma maior conexão ou ir embora.

Logo veremos como isso acontece: haverá pessoas que virão de bom grado e haverá quem vai sair praguejando. Isto é como o esclarecimento é feito.

Agora, nós temos que realizar o que sentimos na Convenção. A fim de realizar isso, a pessoa precisa de constante autocontrole no que diz respeito à sua atitude para com o mundo que é gerenciado pelo Criador. Eu estou consciente de que estou num mundo que é administrado pelo Criador? Percebo o mundo como um lugar onde, concentrando-me no fato de que tudo é feito pelo Criado, no final vou encontrar o Criador neste mundo?

Mundo (Olam – também significa ocultação em hebraico) é ocultação por um lado e a revelação do Criador por outro lado. O mundo está oculto porque eu não revelo o Criador. Mas como pretendo revelá-Lo, para identificar-me com Ele e receber tudo o que acontece como o absoluto bom e benevolente e não há outro além Dele, então através disso eu aceito essa ocultação, e a ocultação do mundo se torna uma revelação.

Isso é tudo o que tenho a dizer sobre isso. Não esperem nada além disso e não acho que enquanto avançamos terei novas palavras. Mas as mesmas palavras serão mais claras para vocês. Se alguém começa a ler, isso não significa nada para ele, assim como as pessoas que leem a Torá e a entendem literalmente. Estas não são palavras comuns, uma vez que na espiritualidade não há palavras.

Além disso, é proibido revelar mais do que é permitido. Temos que compreender que o professor é um educador que tem que fazer seu trabalho.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/12/12, “Perguntas e Respostas Sobre a Convenção em Novosibirsk”

Comente