Um Justo Voluntário

Dr. Michael LaitmanSe a Providência superior nos fosse revelada, todas as pessoas no mundo se tornariam justas absolutas. Elas seriam obrigadas a obedecer à lei da doação, o que significa que seriam obrigadas a ser justas, e não a partir do seu livre arbítrio.

Isso é o que aconteceria se o Criador nos fosse revelado. Nós estamos esperando que Ele seja revelado, mas perderíamos imediatamente o nosso livre-arbítrio. Nós seríamos como animais que cegamente executam todas as ordens da natureza, assim como agora somos obrigados a obedecer nossa natureza egoísta. Nós gostaríamos de executar as ordens da natureza de doação da mesma forma. Se há uma lei da natureza, eu a obedeço como uma máquina.

Portanto, não devemos esperar que o Criador nos seja revelado antes de sermos independentes e termos a força da Masach (tela). Então, nós seremos capazes de receber Sua revelação pela Luz de Retorno, ao rejeitar o prazer. Até lá, a revelação não estará a nosso favor, é claro, uma vez que nos obrigaria a nos tornar animais sagrados. Nós temos que subir acima deste nível, a fim de nos tornar seres humanos.

Portanto, o Criador é revelado apenas na medida em que a pessoa permanece independente. Agora nós somos controlados pela intenção egoísta e obedecemos ao nosso ego. Então, o ponto no coração desperta em nós, e nós começamos a lutar contra esse domínio, organizando um grupo que vai estar do lado dessa nova força, o ponto no coração.

A Voluntary Righteous

A luta será bem sucedida se eu conseguir diminuir a sociedade externa, de modo possa deixar o seu domínio. Atrás do meu ego há toda a sociedade, e atrás da centelha da doação, o ponto no coração, há o grupo Cabalístico. Eu tenho que subir para aumentar a importância da centelha e do grupo, tanto quanto eu posso, e, por outro lado, para diminuir e reduzir a influência do ego e da sociedade externa, tanto quanto possível.

Na medida em que eu faço isso, eu aumento a importância da doação aos meus olhos, e a Luz me influencia de acordo com meus esforços. Este esforço funciona como a minha oração (MAN), e a Luz que Corrige vem em resposta a ela e me muda.

A Voluntary Righteous

No final, a minha nova estrutura é formada: de Cima eu tenho a Masach e a Luz de Retorno, que serve como meu novo vaso onde eu doo ao Criador. Abaixo, sob a Masach, há o meu desejo receber restringido, o meu ego.

Na medida em que eu realizei tal restrição, o Criador já pode ser revelado.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/11/12, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”

Comente