Redenção Vem Em Um Instante

É impossível para qualquer um calcular a medida do trabalho que ele precisa investir a fim de passar para a próxima fase. É impossível dizer sobre uma pessoa comum, que entretanto está a viver a sua vida normal no mundo corpóreo como toda a gente, quantas correções ele vai precisar para que o ponto no coração se abrir nela, a centelha espiritual. Também é impossível dizer quantas ações ela vai precisar fazer com esta centelha, a fim de alcançar a primeira revelação, ou seja, para conectá-la com as faíscas de outros.

No primeiro grau estamos conectando o nosso sofrimento e na medida do sofrimento que foi conectado, finalmente a centelha espiritual é revelada, ou seja, uma série de perguntas importantes são reveladas em um homem: Qual é o sentido da minha vida? Esta centelha direcciona-o para a meta, para a resposta para a pergunta: “Qual é o sentido da vida.”

Depois , novamente ele começa a trabalhar no grupo que o muda, porque ele não é capaz de mudar por si mesmo. O homem encontra-se sob a influência do meio ambiente e muda, porque ele muda. Assim, no período de preparação, ele tenta colocar-se sob a influência do meio ambiente da forma mais benéfica para o progresso mais rápido para transferir a partir do caminho de sofrimento para o caminho da Luz, a Torá, a sabedoria da Cabala.

Com isso termina o período de preparação: preparação para a aliança de auto-anulação de Arvut (Garantia Mútua), elevando-se acima dos pensamentos e distúrbios, a fim de alcançar a conexão de nossos faíscas.

Todo o trabalho é feito através da influência do meio ambiente sobre o homem. Portanto, é impossível calcular com antecedência a labuta que é exigido dele e da situação precisa ou estado que precisa acontecer para que ele receba a revelação. Isto é porque a revelação depende do estado que o rodeia. Este estado não é uma coincidência, mas para calculá-lo é preciso conhecer e levar em consideração todo o sistema, e isso é impossível de nosso grau.

A partir de um grau mais elevado é possível de alguma forma calculá-lo, mas aqui há uma condição adicional. Cada grau inclui quatro fases, um HaVaYaH , e, a fim de subir para o cálculo puro, é preciso elevar o HaVaYaH . Ou seja, apenas a partir do mundo de Yetzirah , pode-se observar o mundo de Assiya. E se um existe num alto grau do mundo Assiya , é impossível calcular o que vai acontecer num grau menor do mesmo mundo, pois suas correções no grau de este mundo (na luz de Nefesh ) ainda não é determinada.

Mas, devido ao reforço da ligação de um homem com o meio ambiente,ele progride.Finalmente, a ocultação desaparece e ele tem a revelação.

Baal HaSulam escreve no prefácio de TES Carta 54 : É verdade que, depois de o Criador ver que um homem concluí a medida de seu trabalho e terminou tudo o que ele tinha a fazer no seu poder de escolha e de fortalecimento no Emuna (fé) no Criador. Isso significa que ele provou que ele anseia pela qualidade de doação que se chama Emuna . E então o Criador ajuda-o, e ele é recompensado com a realização da revelação da Providência, que significa a revelação do rosto.

Esta ajuda do Criador, não pode vir antes de terminar sua medida do trabalho. Vale a pena lembrar disso sempre, de modo a não solicitar a revelação, isto é, é preciso pedir ajuda para completar a obra do Criador e não a revelação. Esta é um resultado do nosso trabalho. Um desejo corrigido Kli (desejo) é sentido como a revelação do mundo superior. A revelação não vem de algum lugar fora do próprio homem, tornando-se corrigido de não ser corrigido, ao terminar a sua correção, neste estado que até há pouco não foi corrigido, de repente, ele se sente o estado corrigido que é chamado de redenção.

Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/12/12 , “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot “