Programa Educacional De Terminologia

Toda a nossa vida, a história, e tudo o que passamos desde o início da criação até agora se divide em duas partes: exílio e redenção. Não há nada mais, exceto estes dois estados:
    • Pode ser que Eu estou separado da força superior e existo no exílio, em algum tipo de ilusão, em um “sonho” que é chamado de “este mundo” sob a influência de meu desejo egoísta que me separa de ver e sentir o mundo espiritual;
    • Ou por meio de algumas ações, que a sabedoria da Cabala nos ensina, Eu alcanço a revelação da força superior e peço para me tirar do exílio, elevar-me acima deste mundo para o mundo superior, e quando isso finalmente acontece, então eu sou recompensado com a redenção.

A diferença entre o exílio (Galut – גלות) e redenção (Geula – גאולה) é a letra “Aleph” (א) simboliza o Criador, (Aluph – אלוף) Campeão do mundo. Esta é a forma como toda a nossa realidade é dividida, todo o processo de desenvolvimento. Nós certamente não estão cientes disto até que de repente recebemos um despertar que nos permite parar o período de exílio, a escuridão, a sensação de este mundo, o estado intolerável e pior, e passar para um novo período, um novo nível , um novo estado, que é chamado de redenção. É para isso que estudamos.

Desde que existimos neste mundo, nós usamos as palavras para descrever o mundo superior, o estado espiritual. Mas, junto com isso, é proibido esquecer que o conteúdo e os significados das palavras são diferentes de seus significados usuais. Por exemplo, Adam (homem / humano) pertence à categoria de “Israel”, que não está de acordo com o seu nascimento, mas de acordo com seus anseios espirituais.

“Religioso”, a partir do significado espiritual da sabedoria da Cabala, são as Sefirot de “Daat” (intelecto / conhecimento), “Tifferet” (Esplendor) e “Yesod” (Fundação), que é a linha do meio. Em outras palavras, uma pessoa que já trabalha com três linhas e chega, ou pelo menos deseja aderir ao Criador, é chamado de “religioso.” E secular é aquele que se encontra sob o controle do desejo de receber. “Santidade” é o atributo de doação e amor.

Desta forma, todos os nossos termos e definições são característicos de apenas uma coisa: identificar a força que funciona numa pessoa determinando a sua intenção em cada ação. Ou é com a intenção para o benefício da doação, de acordo com o princípio de “ama o teu amigo como a ti mesmo”, a qual conduz ao “amor do Criador”, ou o oposto, com a intenção de receber para si mesmo. Essa é a diferença que existe entre as pessoas.

Uma pessoa que estuda a sabedoria da Cabala sem intenção, não atrai a Luz que Reforma, não tem chance de atrair essa Luz de qualquer outra forma. E sem essa Luz ela permanece “secular”, ou seja, ela existe com a intenção de receber para si mesmo. Ela está separada do Criador e até mesmo da Luz que Reforma, que também é chamada de “Torá.” Assim, quando estamos lendo os escritos de cabalistas, precisamos sempre entender e lembrar que eles expressam unicamente termos espirituais.

Da 4 ª parte da Lição Diáriada Cabala 03/12/12 ,”Exílio e Redenção”