Presentes Inesperados Do Criador

Dr. Michael LaitmanNós sempre experimentamos a força superior, a impressão superior sobre nós, como algo incrivelmente agradável, prazerosa, gratificante e muito desejável. Nós experimentamos isso como um presente. Ela vem de forma inesperada, sem qualquer preparação de nossa parte.

Embora trabalhemos duro e nos esforcemos em obtê-la, a sua aparência é sempre surpreendente. E dentro deste presente nós sentimos amor. Este amor, que se manifesta no efeito da Luz sobre nós, provoca em nós um efeito instintivo na Luz de Retorno (Refletida). Portanto, a coisa mais importante é conseguir esse presente, o primeiro impacto da Luz sobre nós.

Este amor é muito mais profundo do que o que o presente em si, uma vez que é medido pela grandeza do doador e não pelo valor do presente. É semelhante em nosso mundo: se eu não me importo com o doador, então eu foco no valor do presente. Suponha que eu receba algo da empresa onde trabalho; naturalmente, eu sou indiferente a ela. Mas se tal presente é dado a mim por uma pessoa especial, então não importa o que ela está me dando. Ela pode me dar uma simples caneta, mas o que importa para mim é o próprio sinal de sua atenção, porque eu meço não pelo valor do presente, mas pela grandeza desta pessoa.

Da mesma forma nós definimos o que sentimos no mundo espiritual. Se já estamos em realização espiritual, então quando sentimos o impacto da Luz sobre nós, nós instintivamente respondemos com amor surgindo de dentro de nós.

Mas, se ainda estamos em nosso mundo, além da sensação do superior, aqui nós temos que cultivar essa qualidade artificialmente. Em outras palavras, devemos fazer um esforço e tentar expressar gratidão, exaltar o Doador aos nossos olhos, mesmo que não o sintamos e, pelo contrário, apenas sintamos o Seu trabalho em nós: de repente nós começamos a compreender mais, a sentir mais e experimentar novas sensações internas.

Isso me conecta com o Doador. Assim como eu sinto que recebo um pequeno efeito positivo na forma de sentimentos ou sabedoria, eu devo imediatamente começar a desenvolver a gratidão dentro de mim. Ela expande a minha sensação do presente. Então, mesmo se o presente for pequeno, vou começar a senti-lo como muito maior, e dentro dele poderei até sentir o próprio Doador.

Portanto, em nosso mundo, em nossos estados, nós devemos responder imediatamente às várias mudanças espirituais positivas em nós de forma correta; embora elas ainda não possam ser muito espirituais, algo já está aparecendo em nossos sentidos e mente. Nós devemos responder com gratidão e exaltar o doador, a doação, aos nossos olhos. Então, ela se desenvolve e expande nossos órgãos de percepção, nossos sentidos.

Ao avançar de tal forma, nós começamos a alcançar gradualmente o Criador, e é por isso que os Seus presentes são valiosos apenas na medida em que podemos segui-los com uma experiência mais profunda Dele. Ou seja, o presente é uma espécie de mediador, uma comunicação entre Ele e eu.

Da Lição Virtual de 02/12/12