Por Que Os Justos Se Lamentam?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Está escrito que os justos lamentam a falta de sofrimento em suas vidas, uma vez que é a dor que expande o vaso de percepção.

Resposta: Não se trata do sofrimento do ego, quando uma pessoa, olhando para trás para a vida que viveu, se sente mal em relação às oportunidades perdidas: “Lá eu perdi a oportunidade de ficar rico, aqui, de fazer amor e aqui de fazer uma pausa!”, e assim por diante, para que na sua velhice ela possa se censurar e devorar a si mesma. Este é um estado terrível!

Espiritualmente, não há tal coisa, pois podemos discernir onde na minha vida, eu fui incapaz de fazer um esforço extra para a conexão com os outros, para a correção deles e a minha, para subir acima do nosso egoísmo, para um nível mais elevado, o nível humano.

Mas isto não é sofrimento, porque na medida em que eu estou experimentando isso agora, imediatamente o corrijo.

Pergunta: Então, o que os justos querem dizer com “sofrimento”?

Resposta: Eles se preocupam com as oportunidades perdidas e imediatamente as satisfazem.

Afinal, eles ainda experimentam desejos. Por outro lado, eles conseguem captar onde deixaram alguns “assuntos inacabados” na vida. Por exemplo, neste momento, desejo ver meus alunos em perfeito estado. Este é o meu maior desejo, e ele já está implantando o resto.

De KabTv “Bases da Sociedade Integral” 11/03/12

Comente