Obrigado Psicólogos, Adeus Filósofos

Baal HaSulam, “A Sabedoria da Cabala e a Filosofia”: Não só é errado discutir com eles sobre suas suposições fabricadas, mas também o tempo de apoiar tais pontos de vista já passou e sua autoridade foi revogada. Devemos também agradecer aos especialistas da psicologia materialista, para isso, que construiu seu pedestal sobre a ruína do primeiro, ganhando a favor do público. Agora todo mundo admite a nulidade da filosofia, pois não é construída sobre fundações concretas. …Por isso, somos gratos a psicologia materialista por entregar um golpe mortal.

Este é um assunto muito delicado. Na época, a filosofia tentou dominar o povo judeu para tomar o lugar do sabedoria da Cabala. A psicologia parecia manter o lugar da sabedoria da Cabala, enquanto a filosofia chegou ao fim. Mas, durante o século 20 a psicologia passou-se completamente.

Para saltar para a mesa que você tem que saltar mais alto do que a própria. Assim não podemos investigar o homem sem se elevar sobre ele. A medida que psicólogos estudaram as tendências animais “naturais” do homem, eles conseguiram. Eles até conseguiram identificar e organizar a pirâmide de desejos que Abraham Maslow descreveu.

Ainda assim essas são simples pequenas revelações. No momento, no entanto, quando os psicólogos estão tentando penetrar um pouco mais além, eles encontram uma grande confusão. O problema aqui é que, em contraste com as ciências exatas que estudam leis fixas que não mudam, a psicologia lida com “leis que mudam”. É porque uma pessoa muda constantemente, especialmente em nossos tempos. Assim, os resultados dos estudos rapidamente se tornam ultrapassados: Depois de vários anos, tanto o pesquisador quanto seu paciente mudam e já não são quem eles eram inicialmente.

Então a psicologia não tem uma fundação concreta. Não é uma ciência exata, mas uma combinação de estudos diferentes, estreitos, limitados e indivuais. Então, eventualmente, hoje quando a filosofia se tornou uma “palavra suja”, a psicologia, também, está esgotada. Estamos agora na linha de chegada.

Da Lição Diária de Cabala 20/12/12 “A Sabedoria da Cabala e a Filosofia”

Material Relacionado:
Psicologia Como Espelho Que Reflete O Desenvolvimento Do Ego
A Sabedoria Da Cabalá E A Filosofia: Quem Tem A Última Palavra?

Comente