“O Pior Já Ficou Para Trás”

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do The Guardian): “Os governos europeus chegaram a um memorável acordo sobre a supervisão bancária e aprovaram na quinta-feira a ajuda, adiada há muito tempo, à Grécia, proclamando os acordos como sinais de que o bloco está controlando seus problemas depois de três anos de profunda crise.

“O Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse aos líderes na abertura da cúpula: “O pior ficou para trás, mas, claro, ainda há muito a ser feito”…

“O presidente do BCE Mario Draghi elogiou o acordo sobre supervisão bancária, a primeira etapa para uma união bancária com mais soberania conjunta, como um passo importante rumo a uma união estável, econômica e monetária.

“Ainda assim, a criação de uma união bancária completa, com poderes para descontinuar bancos falidos e garantir depósitos em toda a zona euro, provavelmente vai levar vários anos. Isso faz apenas parte do plano diretor do bloco para reforçar a arquitetura da zona do euro e evitar uma repetição da crise que ameaçou destruir o projeto da moeda única…

“Técnicos europeus reconhecem em privado que medidas mais ousadas, que visam a uma maior integração da área da moeda única, esperam o término da eleição geral alemã em setembro próximo”.

Meu comentário: Agora, o principal é ganhar tempo, porque não há solução, e o próprio tempo vai funcionar de alguma forma. Nós precisamos entender os líderes: eles não têm como resolver, eles precisam jogar de acordo com as suas posições, e quanto mais desesperada a situação, mais promessas devem ser ouvidas!

Comente