Nós Necessitamos Do Equilíbrio Certo No Trabalho

Pergunta: Pode o inferior doar ao superior, um estudante a um professor? O que pára um estudante de receber dádivas do professor?

Resposta: O estudante doa ao professor por deixar que o professor lhe dê doe a ele, doar ao inferior. O inferior doa sobre o superior através da sua prece (MAN).

O superior quer dar ao inferior. Ele não necessita do inferior por nenhum motivo egoístico. O inferior consegue dar ao superior a chance deste lhe doar. O que pode um bebé dar a seus pais excepto o prazer de cuidarem dele? Afinal, é um prazer para eles.

Está no estudante se o professor quiser doar para ele. As interrupções comuns são o distanciamento do estudante ao professor, o seu orgulho, o seu desrespeito, e falta de conexão. Em tal caso ele não pode ser considerado de estudante. Existem regras especiais que determinam o que significa ser um estudante de um Cabalista, e isso se explica no TES. O vaso deve-se anular e abrir ao preenchimento e concordar permanecer apenas na Luz de Hassadim.

De acordo com as três fases de crescimento do nível inferior em consideração ao nível superior: Ibur (gestação), Yenika (amamentação), e Mochin (mente). Isto é chamado ser um estudante – um nível inferior em consideração a um nível superior do qual recebe preenchimento.

Esta forma não se modificou; existe uma hierarquia que uma vez revelada permanece para sempre. A estrutura de uma alma geral não se altera, e então tudo depende dos esforços do estudante. O professor tem que ser muito paciente porque os estudantes atravessam muitos estados até que após vários anos começam a entender o que atingiram.

No momento em que o estudante está pronto a anular-se, ele recebe influência do professor. Mas primeiro, ele tem que se anular perante o grupo, e apenas após isso perante o professor. De outra forma ele não entrará no trabalho espiritual. Um não funciona sem o outro.

Ele não será capaz de receber o que ele necessita apenas do grupo, dos amigos, se ao mesmo tempo ele não está aderindo ao outro lado, a linha correcta, ao professor. Tem que existir um equilíbrio aqui, a abordagem á linha do meio, que ele determina com a ajuda das duas fontes que tem – o professor e o grupo.

Por vezes o mais importante para um estudante é o grupo e por vezes o mais importante para ele é o professor. Depende do carácter da pessoa. Mas a forma perfeita de trabalho envolve o equilíbrio entre os dois.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 12/12/12, Escritos do Baal HaSulam

Comente