Interdependência Crescente

Dr. Michael LaitmanPergunta: Digamos que o Criador desenha uma imagem para nós de alguém incapaz de lidar com uma doença ou sair de algum mau estado. Isto é uma manifestação de fraqueza do grupo? Como reagir a estas situações?

Resposta: Nós não podemos dizer que é uma consequência do trabalho em grupo. Nós estamos amarrados ao mundo inteiro.

O grupo em que estamos atualmente não é um número pequeno de pessoas que costumavam estudar há mil anos, quando o mundo estava “fechado” e se desenvolvia egoisticamente. Por exemplo, os grupos do ARI, Ramchal, Rabbi Shimon ou Rabbi Akiva estavam separados do resto do mundo.

O mundo, a assim chamada parte Babilônica, se desenvolveu egoisticamente, enquanto os grupos Cabalísticos avançaram independentemente. Eles costumavam discutir dentro do grupo apenas o que realmente pertencia ao seu grupo.

Hoje, o mundo avança de forma geral; ele se tornou global. Agora, nós avançamos não porque merecemos ou não merecemos, mas sim, porque temos que seguir em frente para corrigir o mundo inteiro. Assim, não podemos dizer que alguém caiu ou foi elevado como resultado do trabalho interno do grupo dentro um determinado grupo ou quaisquer outros grupos; todos estão intimamente interconectados. Hoje, estes problemas não podem ser resolvidos dessa forma.

Convenção de Novosibirsk 08/12/12, Lição 4

Comente