Grupo > Pessoa < Professor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como funciona o sistema de trabalho: pessoa – professor – grupo? Qual é a função de cada componente nesta fórmula?

Resposta: O papel do professor é corrigir o aluno, e o papel do ambiente é evocar o desejo egoísta nele, não para a satisfação corpórea, mas para a satisfação espiritual.

Existem dois sistemas: o sistema dos desejos não corrigidos, a linha esquerda e o sistema de correções, a linha direita. (Embora esteja claro que tudo é dirigido desde Cima e designado para correção).

O professor está em um nível mais alto, uma vez que passa a Luz para baixo aos alunos, e para ele o bem e o mal vêm de uma fonte. No que diz respeito ao aluno, ou seja, no nível inferior, o bem e o mal são percebidos como provenientes de duas fontes diferentes, uma boa e uma má.

O objetivo do professor é passar a Luz ao aluno com o auxílio do estudo e do Criador, para que ela o corrija e o bem e o mal se tornem um todo para ele. Isso significa que, no seu nível atual, o aluno chegará a um sentimento de que “não há outro além Dele, o bom e benevolente”. Assim, ele termina o nível atual e passa ao próximo nível, e sobe vez sem parar.

Verifica-se que todos os componentes têm que ser divididos em duas partes: linha direita e linha esquerda. E quem é você? Você tem que tentar chegar à linha média, o nível superior, onde não há nenhum bem ou mal e onde não há muitos fatores, mas sim, tudo converge para um: o grupo, o estudo e o professor — tudo pertence ao Criador, e não há outro além Dele.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/12, Escritos do Baal HaSulam

Comente