Escolhendo Onde Queremos Ir

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa que a nação de Israel precisa dar ao mundo o método da linha média?

Resposta: Há duas linhas na natureza. Uma força é o nosso ego que cresce constantemente. Em geral, ele é chamado de “Faraó”. Do outro lado, há a força positiva, através da qual precisamos corrigir esse ego.

Assim, há duas forças que se enfrentam, e a pessoa precisa colocá-las em equilíbrio, de modo que a força má vai se transformar numa força boa, “O anjo da morte se transforma no anjo santo”. E a pessoa faz isso atraindo essa força para si por conta própria. Isso significa que “ela aprende a Torá”, a sabedoria da Cabalá, de maneira correta, a qual é chamada de “Torá da Luz”, já que nela se encontra a Luz que Reforma.

Mas a Luz só nos afeta se aspiramos à conexão. Afinal, toda a Torá é descoberta na conexão entre as pessoas, quando elas desejam e aspiram superar o ego que as separa. É exatamente como aconteceu em frente ao Monte Sinai quando foram perguntados, “Vocês estão prontos para se conectar como um homem em um coração?”. Se sim, então a Luz que é chamada de “Torá” aparece e nos conecta. Assim, o Criador é revelado, a força superior. Se “não”, então aqui é o lugar de seu sepultamento.

É especificamente nesse estado que realmente nos encontramos agora, e nós temos que escolher onde queremos ir, com que força.

Para isso, não se exige que todos estudem a sabedoria da Cabalá, mas todos vão atingir a sabedoria da conexão que é chamada de educação integral, por meio da televisão ou da Internet. Ela nos ensina como devemos nos conectar, ou seja, através de que tipos de ações. Se a pessoa só quiser imitar o exemplo que a educação integral lhe dá e participar de acordo com sua capacidade, passivamente, ouvindo as lições, as discussões, então, ela é adicionada a todos. No final, todos juntos fortalecem a força interna positiva dentro da nação, e em cujos arredores irá se consolidar mais e mais.

A partir de nós, esta força vai começar a se espalhar por todo o mundo, por toda a humanidade. Então começaremos a sentir como o mundo inteiro se acalma, abandonando suas reclamações com relação à nação de Israel. Depois, ele começará a se aproximar positivamente de nós perguntando como nos ajudar, só para receber a Luz através de nós.

Da Porção Semanal da Torá 04/12/12

Comente