Diante De Quem Eu Sinto Vergonha?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, artigo “Exílio e Redenção”: um ideal secular se origina da humanidade e, portanto, não pode elevar-se acima da humanidade. Mas uma ideia religiosa, que se origina do Criador, pode elevar-se acima da humanidade.

Nós precisamos sempre ver esse teste na nossa frente: a quem queremos agradar? E o contrário, diante de quem eu temo ser desonrado? Aos olhos do público, do ambiente, dos meus parentes ou estranhos? Ou eu só considero o Criador, embora este cálculo possa ser oposto a tudo o que acontece no nível deste mundo. Geralmente, é assim que tudo é organizado para nós, uma coisa no lugar de outra.

Por exemplo, eu estou envergonhado neste mundo e com isso me aproximo do Criador, ou prefiro recusar a me aproximar do Criador somente para não sentir a vergonha neste mundo. Aqui a pessoa sempre verifica a si mesma, em que medida é capaz de sofrer.

Este é um ponto muito doloroso. É um grande momento uma vez que a vergonha é o cerne da nossa natureza. Assim, não basta apenas restringir ou justificar sua própria exclusividade, que herdamos sem querer. Não. Quando toda a vergonha é revelada a mim, eu preciso concordar, e através desta concessão, solicitar um grama de doação ao Criador, que Ele nem sabe a respeito.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/12/12, “Exílio e Redenção”