Chuva No Campo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu posso dar alguma coisa que não tenho, se estou totalmente na corporeidade?

Resposta: Você não precisa dar nada! Você só deve saber como se satisfazer. Nós não somos obrigados a dar algo que não temos. Na verdade, é dito: “Amarás ao teu amigo como a ti mesmo”, mas não somos obrigados a sentir este amor, nós só precisamos entender onde podemos nos satisfazer corretamente.

O problema é que nós realizamos muitas ações no lugar errado. É como a chuva que cai no deserto em vez de regar um campo semeado. Tudo tem que estar em seu lugar. Se você plantar sementes no lugar certo, num solo fértil que é irrigado, as culturas vão crescer. Mas se você plantar as sementes na areia no meio do deserto, nada vai crescer daí.

Noventa por cento do nosso esforço nesta vida é desperdiçado em coisas fúteis. Não devemos sequer olhar nessa direção, mas nós olhamos… Portanto, o problema não é que não temos o poder, mas que estamos desperdiçando-o em vão no lugar errado. Essa é a questão.

O lugar onde devemos concentrar todo o nosso esforço, exceto para as nossas necessidades básicas (comida e família) é o grupo. Se investirmos toda nossa energia no grupo, vamos avançar o mais rápido possível. No entanto, nós dispersamos nossas forças e corremos em direções diferentes. Portanto, não devemos nos queixar que não atingimos nenhum resultado. Nós temos o poder; nós só precisamos nos concentrar na direção certa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/12/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot