Amar O Amigo Mais Do Que O Seu Próprio Filho

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível amar um amigo como seu próprio filho?

Resposta: Em nosso mundo, nos temos este exemplo do amor natural, humano, pelos filhos. De acordo com isso, nós precisamos medir o que significa o amor espiritual. É o amor no nível “+1”.

Pergunta: Mas é óbvio que isso é impossível!

Resposta: Nada é impossível! Porque tudo é impossível sem a ajuda do Criador; só a Luz torna tudo possível. Se algo parece impossível para nós, significa que temos que primeiro pedir, e só então será possível, o Criador vai fazê-lo.

O mundo está dividido em duas partes. Uma parte é a ação que a Luz realiza automaticamente, sem o nosso pedido, e é isso que nos referimos como “possível”, e pensamos que as estamos fazendo com a nossa própria vontade. Mas nós não fazemos nada por nós mesmos, não somos capazes de fazer nada. No entanto, nós não precisamos pedir com antecedência para que o Criador faça essas coisas.

Mas há também ações que devemos primeiro pedir, porque ao perguntar, mostramos que desejamos esta ação, que desejamos correção. Essa correção deve acontecer em mim, ela deve organizar as coisas dentro de mim e me reformar. Portanto, ela deve ser precedida pelo meu pedido.

Este pedido significa que eu me apeguei ao Criador, eu O revelo através de Suas ações. Mas toda esta correção é feita pelo Criador. Assim, todas as ações são divididas em “possíveis” e “impossíveis”. As impossíveis são aquelas que não vão acontecer por conta própria, mas só depois do meu pedido.

Você ama o seu filho com um amor natural, animal. Mas o amor por um amigo é uma ascensão ao próximo nível do amor, um amor que é perfeito e eterno, muito maior do que o amor pelo seu próprio filho.

O primeiro amor espiritual pelos outros, que aparece no primeiro grau, já é uma ordem de magnitude maior do que todo o seu amor por sua família. Basta pedir ao Criador por isso, e Ele o fará… O mundo inteiro só foi criado como um exemplo para que você tenha algo por onde começar a amar, alguma coisa em relação ao que você possa medir a si mesmo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/12/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot

Comente