A Sabedoria Da Cabala A Serviço Do Mundo

Baal HaSulam, “A sabedoria da Cabalá e Filosofia“: A descrição acima é como uma fábula que nossos sábios dizem: Asmodeus (o diabo) dirigiu Rei Salomão a 400 parsas (uma medida de distância) de Jerusalém e deixou-O sem dinheiro e meios de subsistência. Em seguida, sentou-se no trono do Rei Salomão enquanto o rei estava implorando às portas. A qualquer lugar que ele ia, dizia: “Eu sou Eclesiastes!”, mas ninguém acreditava nele. Então ele foi de cidade em cidade, declarando: “Eu sou Salomão!” … Como Rei Salomão não poderia exibir sua sabedoria aos estudiosos no lugar de seu exílio, tendo de se deslocar para Jerusalém, o lugar do Sanhedrin, o qual estudou e conhecia o Rei Salomão, testemunhando a profundidade da sua sabedoria.

Assim, acontece o mesmo com a sabedoria da Cabalá: exige grandes sábios que examinam seus corações para estudá-la durante vinte ou trinta anos. Só então eles vão ser capazes de testemunhá-lo.

Hoje, tudo é totalmente diferente. Primeiro, temos agora livros de Baal HaSulam que são adequados para a nossa geração. Isto acelera grandemente o processo. Baal HaSulam preparou a parte científica para nós, a parte da sabedoria, e Rabash preparou a parte prática, e assim os nossos passos ao longo do caminho espiritual tornaram-se muito mais rápidos. Ainda levará anos, mas não décadas.

Além disso, o estado geral do homem de hoje também desempenha um papel importante. No passado, os cabalistas não dependiam do ritmo externo de desenvolvimento; eles fizeram o seu trabalho e colocaram um “tubo”, para que a sabedoria da Cabala fluísse num canal paralelo. Eles não tinham que revelá-la à sua geração. Por outro lado, estamos vivendo na era do cumprimento, o que significa que temos de cumprir a subida geral e, portanto, dependemos do mundo inteiro. Na medida em que se desenvolve, também nos foi dado uma coisa para agarrar e novas revelações e desenvolvimentos.

Isto significa que temos de nos preparar para servir o mundo. Sei isso por experiência própria: eu tenho que “mastigar” estas coisas, repeti-las para as aprofundar, embora eu não precise delas para o meu progresso. Imagine que uma pessoa que tem que se tornar um cientista também é ensinado a ser um professor de jardim de infância e um professor de escola primária.

Isto é atualmente o que a geração de hoje está exigindo e nenhuma pessoa é tida em consideração senão no seu próprio lugar no sistema geral. Não faz sentido educar ninguém separadamente, até mesmo os grandes Cabalistas foram criados apenas para fazer o trabalho que tinham de fazer num determinado ponto no processo geral, de modo que os resultados iriam servir os outros.

Hoje todos nós dependemos do progresso do mundo, e portanto podemos, por exemplo, permanecer num certo nível até passar ao próximo passo. Mudanças para o bem só virão de acordo com o ritmo das mudanças globais gerais. Mas isso não significa que podemos ficar sentados e esperar agora:

“Nós fizemos o suficiente, e agora podemos esperar por eles.” Não, o nosso trabalho é mútuo; nossas correções “são despejadas” em todas as outras nações e isso é o seu progresso que nos ajuda .

Esperamos que o ano de 2013 seja bom para nós. Temos que fazer esforços internos e externos, a fim de chegar aos lugares mais distantes, incluindo os países que estão em grave crise e cuja existência está em perigo, como a Grécia ou a Espanha. Temos de encontrar e usar todos os meios possíveis a fim de disseminar a sabedoria da Cabala em todos os lugares. Isto irá acelerar muito o desenvolvimento externo e isso irá permitir o nosso desenvolvimento interno.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 27/12/12,”A sabedoria da Cabala e Filosofia”