A Crise Europeia Tem Muitas Faces

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do The Boston Globe): “Um encontro de cúpula dos líderes europeus entrou em colapso sexta-feira em meio a amarga discórdia sobre um novo orçamento para a União Europeia, oferecendo mais um golpe para um grupo de 27 países que já luta para conter uma crise da dívida, um descontentamento social alimentado pelo aumento do desemprego, e as dúvidas sobre a viabilidade a longo prazo do euro.

“Os líderes abandonaram os esforços para definir a forma do orçamento de longo prazo de um trilhão de euros e pediu uma nova rodada de negociações no início do ano que vem para tentar chegar a um acordo.

“O primeiro-ministro David Cameron da Grã-Bretanha, que juntamente com os líderes dos Países Baixos, Suécia e vários outros países tinha endurecido nos cortes profundos, estragou propostas que deixavam intactos os gastos com a máquina administrativa dos sindicatos.

“Isso, disse ele em coletiva de imprensa, revelou que ‘Bruxelas continua a existir como se estivesse num universo paralelo’, referindo-se à sede das instituições da União Europeia.

“A recusa em cortar custos burocráticos, que representam cerca de seis por cento do total das despesas, é ‘um insulto para os contribuintes europeus’, quando muitos governos estão cortando gastos, disse Cameron.

“O impasse após dois dias de negociações foi o segundo fracasso esta semana em Bruxelas…

“O orçamento, que equivale a cerca de 168 bilhões de dólares por ano, vai principalmente para subsidiar os agricultores e apoiar projetos regionais nos estados-membros mais pobres, políticas que foram originalmente destinadas a ajudar a unir a Europa e silenciar a discórdia econômica que no passado alimentou antagonismos alimentados que levaram à guerras sangrentas”.

“German Graf, CEO OAO Sberbank (Rússia): ‘Em sua forma atual, a União Monetária Europeia não tem futuro; no longo prazo, a zona euro com todos os seus países não pode ser salva’”. Fonte: http://www.ng.ru/world/2012-11-26/6_es.html

Meu comentário: Todo mundo entende que a UE não pode ser salva, mas ninguém entende o que fazer! Ainda não é tarde demais para implantar a educação integral e preparar a sociedade para integrar suas muitas faces; caso contrário ela será empurrada pela guerra.