A Correção Começa Com Aqueles Que Despertaram

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: O Criador certamente nos mostrará que Israel não pode existir no exílio, e não encontrará descanso como o resto das nações que se misturaram entre as nações e encontraram descanso, e as assimilaram, até que nenhum traço restou delas.

A Luz operou e influencia a mistura dos vasos quebrados. Se dois líquidos são misturados e deixados juntos por milhares de anos, os componentes pesados da mistura irão afundar e os leves irão flutuar. Assim, a Luz que brilha de Cima brilha mais sobre os componentes leves, que, assim sentem que querem atingir o objetivo da criação. Este sentimento os desperta para que não possam encontrar nenhum descanso nos vasos de recepção. Eles podem se corrigir  e são chamados de “Israel”, que significa Yashar – El (direto ao Criador).

O desejo geral pode ser dividido em duas partes: a parte superior (Galgalta veEynaim – GE), que pode ser facilmente corrigida, e a parte inferior (AHP), que é difícil de corrigir. Os vasos de GE não sentem um despertar imediato, mas sim gradual: primeiro no nível dos “antepassados”, depois no nível dos “filhos”, e depois, no século 21, chegam até nós. Ainda assim, os vasos de Israel despertam por si mesmos, porque têm um ponto no coração (•), que começa a aparecer num ponto e outro, começando na época de Abraão até os dias atuais com a organização Bnei Baruch (BB).

Não pode haver qualquer despertar abaixo. Aqui os desejos de receber estão no controle, e não podem despertar por si mesmos. Somente após os primeiros vasos superiores se corrigirem é que eles começam a despertar o inferior usando diferentes métodos. Primeiro havia crenças de que Abraão tinha enviado os filhos das concubinas para o Oriente como presentes. Em seguida, as diferentes religiões apareceram. Finalmente, nós estamos usando a disseminação, sobre a qual o Baal HaSulam escreve em seu artigo “O Shofar do Messias”, dizendo que temos que levar ao mundo a informação sobre a correção que a nação de Israel tem que fazer. Assim, nós agimos e influenciamos estas camadas, e em resposta elas começam a se juntar a nós e a nos elevar.

Isto significa que a ordem da nossa correção é a seguinte: Primeiro, nós corrigimos os vasos de GE (1), depois os vasos de AHP de Aliya (na subida) (2), e depois os vasos de AHP em seu lugar (3). Hoje nós estamos na primeira fase, quando Israel está sendo corrigido.

Correction Begins With Those Who Have Awakened

Em geral, este desenho mostra todo o vaso que foi criado com as suas duas partes: GE e AHP. Nele, as pessoas com o ponto no coração estão acima, e pode ser qualquer um, não importa onde viva. A camada marcada em amarelo também é dividida em duas partes: “nação de Israel na terra de Israel” e “nação de Israel no exílio”. Ambas as partes têm pontos no coração, mas estes ainda não despertaram na segunda parte.

A parte superior deste vaso é o nível dos antepassados, e ela já está corrigida (em vermelho) e abaixo há uma “mancha branca”, que temos que corrigir. Então será a vez da “nação de Israel na terra de Israel”, e depois “a nação de Israel no exílio”.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/12/12, “Exílio e Redenção”

Comente