Uma Nação Que Não Tem Descanso

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: O Criador certamente nos mostrará que Israel não pode existir no exílio, e não encontrará descanso como o resto das nações que se misturaram entre as nações e encontraram descanso, e foram absorvidas nelas, até que nenhum traço restou delas.

Mesmo sem saber nada sobre a força superior, nós percebemos que deve haver um sistema aqui que está claramente escrito. É como se há muito tempo um sábio tivesse escrito sobre isso num livro e agora tudo se tornasse realidade. Não importa o que o povo judeu faça, ou onde esteja, o destino será sempre segui-lo, controlá-lo e causar relações distorcidas com seus vizinhos, com o mundo e com nós mesmos. Ele não tem descanso.

Se esta nação não quer ver esse sistema com seu software e o programa embutidos, que a leva do início ao fim, até o objetivo, então nada irá nos ajudar. Pelo contrário, se nos aprofundarmos nisso, vai ficar claro que esta é a Torá da verdade. A transição de um estado corrupto para um estado corrigido, a Natureza em si, pelo seu desenvolvimento, exige isso de nós, e a sabedoria da Cabalá explica as fases e os estados que a pessoa atravessa no caminho e as ações e Luzes que fazem parte do processo. Ai de nossa nação se não vermos a verdade nesta sabedoria e não a usarmos. Desde então, ela ainda segue o mesmo caminho na mesma direção, mas avança em curvas sob uma chuva de golpes, e com isso estende o tempo e aumenta o sofrimento.

Na verdade, o caminho é claro, e cada movimento tem seu tempo certo, e se eu não o cumpro no tempo certo, então a parte não corrigida de ontem é adicionada à parte de hoje e, assim, a carga dobra. Esta parte não desaparece e nós ainda temos que corrigi-la, mas em condições piores, que decorrem da falta da correção de ontem. Se eu não corrigir isso hoje, então amanhã, sob a carga dos dois últimos dias, as condições serão muito piores e eu vou ter que fazer um esforço três vezes maior.

Assim, eu sempre crio problemas externos cada vez maiores e mais difíceis, até que estou totalmente cercado por inimigos que querem me aniquilar. Em casa também, as coisas estão piorando e o mundo exterior nos rodeia com ódio. Portanto, o que podemos fazer?

Além disso, internamente eu sinto o endurecimento do coração. Se antes a minha compreensão era mais pura, e eu sentia as coisas e realizava as correções, hoje eu não me importo com nada, estou decepcionado e vazio…

Portanto, se eu não corrijo o problema a tempo, ele permanece e é adicionado à carga nas minhas costas, que assim se torna cada vez mais pesada. Este processo é diverso, e ocorre em todos os lugares, em diferentes formas, e, no final, a crise se expande e afeta nossa saúde, nossas finanças, a economia, o ambiente, a família, o sistema de educação, a nossa segurança, e todos os outros aspectos da vida…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/111/12, “Exílio e Redenção”