Um Bolo Esfarelado

Dr. Michael LaitmanPergunta: De acordo com a sabedoria da Cabalá, tudo é revelado na pessoa. Então, onde estão os mundos espirituais que estudamos nas aulas?

Resposta: Estão na nossa atitude para com os amigos. Antes, nós éramos um todo e não fatias de um “bolo”. Então, havia um desejo, e a Luz residia nele. Mais tarde, o desejo de receber surgiu entre nós, a intenção “a fim de receber”, e nós nos esfarelamos.

Hoje, cada migalha de bolo quer apenas desfrutar, se comparar com os outros em detrimento destes. Isso é o que sentimos, e determina tudo. Assim, se nos livrarmos disso, se mudarmos a intenção “a fim de receber” pela intenção “a fim de doar”, que visa à doação, iremos recolher os pedaços do bolo esfarelado por nós mesmos. A Luz superior servirá de cola ao preencher todos os vazios entre nós.

Agora, nós somos tão opostos uns aos outros que há um vazio de sentimentos em todos, um vácuo entre uma pessoa e os outros. Além disso, todo mundo quer expandir esse vazio de forma a não ter qualquer conexão com aqueles que o rodeiam.

Portanto, quando eu saio de mim mesmo e chamo os outros, querendo senti-los, apesar da distância entre nós, eu não consigo anular esse vazio. Portanto, eu quero subir, a fim de construir a rede necessária acima, a rede dos mundos de ABYA.

Então, este vazio é preenchido pela Luz superior. Primeiro, ela era muito pequena e só nos mantinha como migalhas de bolo, mas, agora, quando temos que preencher os vazios entre nós com a força do amor e doação acima da repulsa que permanece, descobrimos entre nós uma conexão que é 620 vezes mais forte. É como se o nosso bolo fosse recheado com creme de chocolate, e há espaço suficiente para preenchê-lo com tudo o que é bom.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/11/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá “