Tudo Se Esforça Pela Unidade, E A Pessoa?

Dr. Michael LaitmanA natureza é um círculo; ela é perfeita. Neste momento, a natureza nos impacta integralmente. Esta conclusão deriva das leis da natureza e é apoiada na sociologia, física e outras ciências. Portanto, a nossa sociedade deve alcançar a mesma condição e tornar-se global, fechada, redonda e integral. Todos devem depender um do outro.

Olhe o que está acontecendo no mundo agora. Hoje, basta isolar qualquer país em particular, e ele vai perecer. Ele não vai suportar sozinho. Olhe para o Irã ou outros países. Eles dependem completamente de tudo e de todos. Nós somos incapazes de quebrar essas ligações.

As aflições empurram a nossa sociedade por trás em direção à integralidade. Ela deve se tornar tão arredondada quanto a própria natureza. A integralidade significa que temos que alcançar o equilíbrio e a igualdade mútua.

Na prática, todos devem viver no mesmo nível financeiro e trabalhar duro para estabilizar a igualdade e a interdependência mútua. A natureza vai nos empurrar fortemente em direção a isso. Até agora, ainda não percebemos isso. Portanto, vamos ter mais impedimentos até chegarmos a compreender este fato.

Como vamos conseguir isso? Se continuarmos usando apenas os remédios que atualmente estão disponíveis para nós, este processo vai ser muito complicado. No entanto, se abordarmos o problema do ponto de vista da Cabalá, será relativamente suave, já que a metodologia Cabalá nos permite alcançá-lo sem muita dificuldade e o torna quase sem esforço. A Cabalá explica e vividamente demonstra que o atual estado das coisas no mundo nos obriga a viver de acordo com padrões de consumo razoável.

Por todos os meios, a pessoa deve ter uma casa, uma família, um trabalho, um carro, tudo o que um ser humano normal necessita neste momento – mas tudo o que está além deste nível é extra. Não devemos permitir mais esbanjamento.

A natureza vai nos forçar rigorosamente através da criação de catástrofes. Isso é óbvio, e nós quase exaurimos a natureza. Logo, todos os recursos naturais vão ser drenados, e não seremos capazes de satisfazer nossas necessidades por mais tempo, sem mencionar as dos nossos filhos e netos. Para eles, não haverá mais nada. As leis integrais da natureza nos falam sobre isso.

Hoje em dia, a formação integral deve substituir o nosso paradigma atual, a nossa percepção atual do mundo, por meio da educação integral. Nós temos que começar a educar as pessoas a compreender, a fim de ver o mundo de forma diferente. Uma vez que todos estão à mercê um do outro, devemos naturalmente mudar a nossa natureza para a total interação mútua.

Aqui, o apelo bíblico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, vem à mente. É óbvio que nós simplesmente não podemos permanecer sem esse versículo. É inevitável que, no final, atinjamos este estado, mas é importante saber se vamos chegar lá com força ou voluntariamente, conscientemente e sem sobressaltos.

A sabedoria da Cabalá serve para nos ajudar a perceber estas coisas e, assim, evitar golpes severos do destino. Ela nos ajuda a avançar de uma forma gentil e suave, que nos permitirá ganhar.

O que, de fato, vamos ganhar? Faremos a transição para um novo nível de existência, para outra dimensão. Neste momento, todos nós estamos no nível animal. Animais cuidam de si e de seus corpos. Nós também cuidamos de nossos parentes, amigos e dos nossos corpos.

Em outras palavras, nós não subimos acima do nível animal, enquanto que o nível “falante” (humano) – chamado de Adam, da palavra “Domeh” (semelhante ao Criador) – é análogo à força da doação e amor. Este nível é bastante diferente daquele onde estamos atualmente, e ainda devemos subir a ele.

Da Convenção na Georgia 05/11/12, Lição 1