Tudo É Baseado Na Detecção

Dr. Michael LaitmanComentário: O nosso caminho é feito de três etapas consecutivas: conhecimento, compreensão e realização. Quando nos voltamos para o público com a mensagem da conexão, as pessoas não conseguem sentir ou percebê-la imediatamente. Talvez devêssemos começar com algumas informações gerais, começando com o benefício de se conectar e só depois passar para a ideia da realização sensorial.

Resposta: Esta mensagem não é percebida da maneira usual. Afinal, a matéria é tecida a partir do nosso desejo. O pensamento realmente vem depois. Primeiro eu sou impressionado, tenho uma reação dentro do meu desejo, e com isso começo a reunir o conhecimento; é disso que vem a ciência. Assim, eu não sou apenas uma máquina que simplesmente analisa as coisas e responde a certos dados que são percebidos pelas sensações. É verdade que os sentidos se desenvolvem pela mente e a mente é dirigida pelos sentidos, mas as sensações precedem a mente.

Diz-se: “Nós não conheceremos por nome ou palavra aquilo que não conseguirmos alcançar”. Isso significa que primeiro eu atinjo um fenômeno na minha sensação e depois vêm os nomes e as palavras. Isso significa que primeiro eu “provo” e só então estabeleço a descrição.

Pergunta: Isso significa que ao falar da conexão como a nossa salvação, eu primeiro preciso fazer a pessoa sentir e só então dar explicações lógicas?

Resposta: Enquanto não há sentimentos, não há com quem conversar; você não pode se voltar àqueles que não carecem de nada. Você aborda uma pessoa que sente que está em apuros. O Criador prepara um “lugar”, o que significa uma situação em que as pessoas sofrem. Então, nós podemos abordá-las de acordo com sua qualidade e carácter, de acordo com seu nível de sofrimento e, assim, apresentar-lhes o método da correção.

Mas nós falamos sobre como corrigir a sua situação atual e não o mundo todo. Nós apresentamos à pessoa o medicamento para uma doença específica: “Pegue-o e você terá sucesso; você será capaz de superar seus problemas e viver uma vida boa, segura e equilibrada”.

Nesta fase, não falamos à pessoa sobre os mundos superiores. Enquanto isso, ela tem que voltar à vida normal e não precisa pensar em mais nada. Portanto ela já tem a emoção e nós temos que lhe dar a mente, o entendimento, mas de forma que este esteja vestido em seus sentimentos, de modo que se torne uma “cabeça” para o “corpo”.

Esta é a arte da disseminação: dar a um corpo que sofre a correta inteligência que pode ajudá-lo. Nós dizemos às pessoas por que elas sofrem e como colocar um fim ao seu sofrimento. O problema é que estamos diante da natureza: ela está totalmente conectada, enquanto que nós estamos desconectados e, portanto, nos sentimos mal. Portanto, vamos começar a construir as conexões entre nós e nos livrar de todos os problemas. Como podemos fazer isso? Nós fazemos isso de acordo com um método especial, com a ajuda do estudo e de certas ações.

Então, dentro de uma semana você vai ver que o método funciona. Além disso, não vamos apenas criar uma sociedade boa e amigável, mas também ver como os outros problemas que nos afligem hoje diminuem.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/11/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”