Tornar-se A Superpotência Espiritual Do Mundo

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: Assim, por meio disso, eu proponho à Casa de Israel dizer aos nossos problemas: “Chega!” e, pelo menos, fazer um cálculo humano sobre essas aventuras que eles nos infligiram repetidas vezes e aqui no nosso país, também. Queremos iniciar nossa própria política, visto que não temos nenhuma esperança de nos agarrar ao solo como uma nação enquanto não aceitarmos nossa sagrada Torá sem qualquer atenuação, até a última condição do trabalho em Lishma e não para si mesmo, sem qualquer resíduo de egoísmo…

Enquanto não elevarmos nossa meta acima da vida corporal, não teremos nenhum renascimento corporal porque o espiritual e o corporal em nós não podem habitar em uma cesta, porque nós somos as crianças da ideia. E mesmo se estivermos imersos em quarenta e nove portões de materialismo, mesmo assim não vamos desistir da ideia. Portanto, é o propósito santo de ‘em Seu nome’ que precisamos”.

Naturalmente, a nação de Israel só pode existir se estiver em garantia mútua. Esta é a base e o fundamento de nossa nação pelos quais seremos capazes de determinar a forma correta de nosso estado, pois, caso contrário, não seremos capazes de existir. Isso não pode ocorrer se não tivermos a intenção de doar Lishma (em nome Dele).

Só então seremos capazes de ser prósperos e seguros em nosso estado; tudo depende da intenção interna, que determina todos os outros aspectos da vida. Assim, Baal HaSulam diz que não devemos pensar em um renascimento corporal, e, além disso, tentar ser como todas as outras nações, uma vez que existimos numa base totalmente diferente e não de acordo com os princípios de todas as outras nações.

As nações do mundo vivem de acordo com as leis do desejo de receber, e assim, sabem como organizar sua vida corporal neste mundo. Elas sentem e se entendem entre si. A nação de Israel, no entanto, não. Nós só temos que ter um renascimento espiritual, e se mantivermos e cumprirmos nossa missão espiritual, nossa vida corporal vai funcionar. Nós não precisaremos nos preocupar com ela, já que se alcançarmos o nível espiritual, haverá tal equilíbrio de forças entre o mundo corporal e o mundo espiritual, que isso determinará o nível e a forma de nossa existência corporal.

Assim, a única coisa que precisamos é espiritualidade: uma solução que seja tão interna quanto possível. Tudo mais vai funcionar automaticamente como a projeção da internalidade na externalidade.

O mesmo acontece no que diz respeito a todo nosso grupo mundial de Cabalistas chamado “Israel”, que significa o anseio pelo o Criador, Yashar El (direto ao Criador). Se quisermos que este grupo cresça e sirva como fonte deste conhecimento, ao existir como uma superpotência espiritual, nós primeiro devemos cuidar de nossa qualidade interna e, além disso, também investir nossa energia em disseminação.

No entanto, a principal coisa que determina o nosso sucesso é a conexão entre nós. Nós devemos sair para o mundo e sermos impressionados por ele, de modo a não perdermos a nossa conexão com ele, disseminar o método de Cabalá e da garantia mútua. No entanto, isso deve primeiro ser o resultado da nossa preocupação com a união e a conexão, com a garantia mútua entre nós, a fim de concentrar isso na doação Lishma, que significa dar alegria à força superior.

Quanto a Israel, nós devemos ansiar direto ao Criador, uma vez que é a internalidade que determina tudo. Assim, aqui também, na terra de Israel, nós devemos primeiro nos preocupar em alcançar a força interna. Quando nós a tivermos, ninguém será capaz de nos prejudicar.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 26/11/12