Tensão Social

Dr. Michael LaitmanOpinião (Steen Jakobsen, economista-chefe e CEO, Saxo Bank): “Nos surpreendeu o pequeno o impacto das greves nas ruas da Grécia, Portugal e Espanha sobre os políticos. Mas isso está finalmente mudando: o Eurogrupo considera transferências diretas para a Grécia.

Os políticos estão finalmente percebendo que a tensão social pode ultrapassar as reformas tão necessárias e as necessidades de financiamento, em virtude da mobilização dos eleitores. Observe que os grupos de pessoas que se manifestaram em toda a Europa já não são apenas de sindicatos ou empregados públicos. Esta é agora uma questão nacional para muitos países. Uma geração de jovens já se perdeu, com todas as consequências negativas esperadas para a inovação, produtividade e a pura perspectiva de vida. …

“O que vem a seguir é uma de duas coisas: Radicalização – Fascismo e Comunismo?

“Se os políticos ignorarem este pedido de “mudança”, os eleitores vão radicalizar, movendo-se politicamente para a extrema esquerda ou direita. Nós estamos considerando ter uma Previsão Horrenda para 2013, o que inclui um sério movimento de volta ao comunismo na Europa Oriental, e aos estados mais autocráticos no Sul da Europa…

“Em tempos de crise as pessoas chegam a extremos – e esta é agora uma crise consolidada, visto que temos uma crise bancária, econômica, política e social em andamento. Não pode ficar muito pior, realmente, o que provavelmente é uma coisa boa”.

Meu comentário: Porém, é possível desenvolver a indispensável necessidade de mudança por outro meio que não pelo sofrimento, pela crise, mas aumentando a consciência da necessidade de mudança muito antes dela se manifestar, de acordo com a regra “O sábio vê de antemão”. A sabedoria da Cabalá encoraja isso disponibilizando o método de como mudar o homem e a sociedade muito antes da natureza nos forçar a fazê-lo pelo sofrimento.