Subir Mas Não Escapar

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a força negativa no mundo é revelada de forma tão clara e não proporcional à força positiva que despertamos? Ou talvez nós não despertemos nada? 

Resposta: A força negativa desperta assim que você pede a força positiva que está em oposição a ela. E não a fim de anular o golpe, mas para transformar o golpe em algo benéfico. É como se você pedisse ao pai para ensiná-lo a pensar, não para parar o processo desagradável, mas para transformá-lo em 100% benéfico. Você realmente deseja adquirir uma nova mente e melhorar seus próprios atributos. Você não se identifica com seu ego, que recebe o golpe, mas pelo contrário, você sai dele e admite: “o ego merece esse golpe, mas deixe que seja para seu benefício, deixe-o mudá-lo”. 

Assim, em vez de amargura e dor, de repente você sente doçura. Além de vir como um “golpe”, a força negativa ajuda você a romper seu desejo de receber, a elevar-se acima dele e determinar para si mesmo, que é especificamente desta forma que isso traz benefícios. Caso contrário, você não seria capaz de desprender-se do ego. 

Desta forma, o nosso trabalho reside em pedir força para nos elevarmos acima do desejo, não porque não queremos sentir os seus golpes, mas porque queremos nos identificar com o Criador. Nós queremos discernir o mal dentro do desejo de receber, sentir o golpe nele, não para aderir a ele, mas para nos elevar acima dele, para o desejo de doar. E, novamente, não porque vamos sentir paz e calma lá, mas para que possamos realizar um ato de doação. 

Aqui se esconde um esclarecimento muito delicado e fundamental, um esclarecimento que revela a condição da Machsom (barreira). Nós estamos nos aproximando dela… 

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/10/12, O Zohar