Revelando A Tela Do Universo Dentro De Nós

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Prefácio ao Livro do Zohar Item, 38: …há três categorias de homem (Adam) nas Sefirot : Adam de Beria, Adam de Yetzirah e Adam de Assiya.

Há uma “rocha” chamada “desejo de ser satisfeito”. A “rocha” tem uma forma que é um pouco semelhante ao Criador. Isso explica o termo “Adam“, que significa semelhante (Domeh) ao Criador.

Aqui nós estamos falando das formas e graus de equivalência com o Criador. Em qualquer nível, um Partzuf é sempre chamado de “Adam“. Os níveis inanimado, vegetal e animal também representam diversas formas de Adam. Não há nada que não seja parte do estado chamada Adam, com exceção da autêntica matéria amorfa do desejo. Os três níveis anteriores (inanimado, vegetal e animal) servem como uma forma de avanço ao nível falante (humano). Em última análise, estes níveis são os que dão “forma” ao nível humano.

A matéria do universo, a flora e a fauna material da Terra constituem uma pirâmide; no topo da pirâmide está o homem. Portanto, todos estão incluídos no homem, e, assim, sobem e descem junto com o homem.

Quando percebemos corretamente a realidade, torna-se óbvio que toda a matéria da criação é uma parte do homem. Não há nada fora de nós; até mesmo os objetos cósmicos são apenas mais uma forma do nosso desejo de receber.

Daí se vê que o desejo de receber não tem limites. Uma variedade de estrelas, gigantescas nebulosas, tudo está dentro de nós, em nossa percepção. Conforme o nosso crescimento, nós discernimos nas profundezas do nosso desejo de receber e descobrimos partículas elementares e toda a galáxia. Não há nada de novo sob o sol. Tudo já foi criado, mas enquanto ainda estamos “na terra”, ou seja, no desejo de receber, continuamos a revelar novos detalhes deste maravilhoso cenário.

Da 3ª parte da Lição Diária da Cabalá 02/11/12, Prefácio ao Livro do Zohar