O Que Motiva O Homem?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se observarmos um cão, descobrimos que suas necessidades básicas são comida, sono e sexo. E o que motiva o homem?

Resposta: No homem, é a mesma coisa: comida, sexo e família. Estes são os desejos animais, físicos. O próximo nível de desejos é o social, cujos desejos são criados em nós sob a influência da sociedade circundante. Ela desperta em nós desejos adicionais: riqueza, fama (poder) e ciências (conhecimento). Isto significa que os três primeiros desejos são físicos e os três seguintes são aparentemente espirituais.

Pergunta: Onde é que entram coisas como a confiança no futuro para mim e para os meus filhos?

Resposta: Tudo está incluído. Absolutamente tudo!

Tudo está incluído dentro desses tipos de desejos: três desejos corporais e três desejos que são, aparentemente, “espirituais”, que estão como que fora do corpo do homem e não são usados diretamente para prazeres corporais.

Pergunta: Será que o desejo de não fazer nada, de que todos me deixem em paz, não me toquem e simplesmente desapareçam, também está incluído aqui?

Resposta: Isso é o que o nosso desejo geral, o egoísmo, quer.

O desejo de paz também pode ser descoberto quando você está correndo de um lado para o outro, mas especificamente isso cria em você uma sensação de paz. Tente parar uma criança, de modo que ela fique parada no lugar; de forma inversa, isso lhe trará um estado de ansiedade, e quando ela está correndo, ela gosta, pois isso é a paz para ela. Isto é para dizer que o repouso é sentido de acordo com o seu desejo. Quando se está em equilíbrio, em realização, saciado, é quando o próprio desejo está relaxado.

De KabTV “Conversas com o Dr. Michael Laitman”, 10/03/12

Comente