O Ponto De Manifestação Do Livre Arbítrio

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que os estados de unidade, amor e cooperação devem ser particularmente importantes para nós?

Resposta: Eles são indispensáveis ​​para nós, porque nós temos que “anunciá-los” aos outros, jogando um jogo que nos permita aperfeiçoar estes estados antes que as aflições nos atinjam por trás. Nós descrevemos uma imagem brilhante e feliz de propósito. Nós ainda não vemos esta imagem, mas podemos fazer o grupo influenciar cada um de nós de modo que todos nós a desejaremos. Com a ajuda da inveja e do orgulho, a pessoa pode ser forçada a avançar antes das aflições a golpearem por trás. Nós realmente queremos ser estimulados desta forma.

É ruim quando o sofrimento nos empurra “por trás”. Nós preferimos o avanço consciente. Nós devemos construir um grupo onde cada membro expressa e compartilha a opinião de que a unidade e a conexão são maravilhosas. Por isso, nós somos aqueles que deliberadamente se aproximam do Criador, avançando em direção a Ele conscientemente.

Pergunta: Então, onde está o “livre arbítrio” aqui? Mesmo que fujamos dos golpes que nos atingem por trás, mesmo que avancemos conscientemente e busquemos a nossa conexão com o Criador, nós ainda agimos como resultado da nossa natureza animal egoísta. Como podemos realmente nos separar dela, agir de forma diferente (não egoísta), e conseguir subir para o nível do Criador, independentemente do nosso egoísmo? Onde está a elevação acima de nossa natureza animal?

O que significa “participação voluntária”? Como podemos escapar dos golpes e aflições, evitar prazeres e superá-los? Por que o estado em que recebemos “golpes” ou somos “motivados por um doce” é considerado animal? Como podemos subir acima do nível animal de desenvolvimento e crescer de forma sensata?

Resposta: Nós finalmente começamos a perceber que o Criador preparou uma condição perfeita para nós: o grupo. O grupo não é apenas um método de transição do amor dos amigos para o amor do Criador, mas é um lugar concreto, onde podemos implementar o livre arbítrio, um lugar onde nós “não dependemos” de nossos amigos. Nós dependemos do Criador; portanto, nós nos relacionamos com Ele de uma forma boa, ao passo que “não dependemos” de nossos amigos no grupo. Assim, este é o ponto onde temos a oportunidade de avançar. Ele se baseia numa atitude correta para com a união entre os amigos, o tipo de relação em que não recebemos nada em troca!

Este é o ponto onde finalmente realizamos a condição especial que o Criador preparou para nós no momento da quebra de toda a criação em muitos fragmentos, concedendo-nos a oportunidade de nos reunir. Só depois de recuperar a união podemos expressar o livre arbítrio sem quaisquer tipos de sensações, sejam boas ou ruins. Só então teremos a chance de subir acima de nossa natureza. Só então!

Da Convenção na Georgia 05/11/12, Lição 1