O Poder Da Garantia Mútua: Experimente E Você Vai Ver

Dr. Michael LaitmanTodos os exílios que o povo de Israel passou foram exílios da garantia mútua. E cada vez os sofrimentos aumentaram a tal ponto que o grupo de Abraão reconectou-se novamente. Mas, no final, o desejo de receber cresceu tanto que o amor fraternal se transformou em ódio infundado. O Templo foi destruído, a garantia mútua foi quebrada, e as pessoas se encontraram no último exílio, que continua até os dias de hoje.

Hoje, como nos diz o Baal HaSulam, o povo de Israel é como um saco de nozes, que estão juntas só por causa das circunstâncias externas. O ódio de outras nações as obriga a se conectar a certo ponto, mas essa conexão não existe na conexão interna ou nas conexões naturais que são típicas de outras nações. Entre o povo de Israel havia apenas a conexão da garantia mútua, quando o seu reconhecimento e compreensão, e seus esforços, eram destinados a estar juntos.

Qualquer outra nação está unida por uma força natural “instintiva”, enquanto a nação de Israel tem que trabalhar em suas conexões, já que de outra forma este trabalho é feito pelo ódio daqueles em torno dela, deixando-a sem escolha. Em tal caso, a nação de Israel está conectada apenas no nível inanimado da natureza; ela não se desenvolve e permanece no exílio, já que não avança em direção à conexão por si só, por iniciativa própria. Ela não anseia em descobrir a qualidade de doação e amor, isto é, “o Campeão do Mundo”, a letra hebraica Aleph faz a diferença entre o exílio (Galut) e a redenção (Geula).

Os filhos de Israel saem do exílio quando anseiam em descobrir a doação e o amor na conexão entre si. Portanto, hoje eles ainda estão no exílio e ainda não são uma nação. Somente uma série de problemas os mantém juntos, de modo que não se dispersem e sejam capazes de cumprir o seu papel e passar essa mensagem ao mundo inteiro, e, no final, deem alegria ao Criador.

Esta é a situação atual. Isto significa que os filhos de Israel devem investir toda a sua potência nisso, a fim de ir da pressão externa para a pressão interna. Se a pressão interna obriga-os a se conectar mais fortemente do que os mísseis e outras revelações de ódio geral, a pressão externa é interrompida. O povo de Israel deve constantemente se obrigar a conectar ao superar a pressão de fatores externos.

Mas hoje as pessoas estão prontas para falar sobre a conexão e é simplesmente uma vergonha. É uma situação errada quando o Criador a evoca para se conectar através dos inimigos das nações do mundo. Este não é o verdadeiro trabalho da nação de Israel e não há nada do que se orgulhar. As pessoas não estabelecem relações boas e desejáveis ​​entre si e as forças externas fazem este trabalho. Enquanto isso, nós devemos desenvolver nossos poderes internos, transformando-os em conexão e, em seguida, toda a pressão externa vai parar. Ela irá simplesmente desaparecer.

É muito fácil testar isso, já que a conexão interna mútua não custa nada, não exige nada além de um desejo e uma decisão. Portanto, vamos tentar ver qual benefício ela vai trazer. Não há dúvida de que vai curar a sociedade, ser útil para o país, e benéfica a todos. O número de acidentes de carro e de criminalidade será reduzido. Ao mesmo tempo, vamos acompanhar e ver se isso ajuda a aumentar nosso senso de segurança e se afeta nossos inimigos. Eu sou a favor de tentar.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/11/12, Escritos do Baal HaSulam