O Fim Do Milagre Econômico

Dr. Michael LaitmanOpinião (Laurence J. Brahm, ativista global, autor, economista-político, mediador internacional e advogado radicado em Pequim): “A China perde sua vantagem competitiva. Muitos fabricantes estrangeiros retiram seus investimentos da China para os países vizinhos – Vietnam, Malásia, Indonésia – onde os salários e a corrupção não são tão altos. …

“O fluxo de capital estrangeiro levou à integração da China na comunidade internacional. …A economia da China é o capitalismo sob esteroides, e há o perigo de que esteja murchando. …Um pequeno grupo de pessoas ricas irrita os pobres. …Economia torna-se mais frágil. …

“A nova reforma na China é impossível sem repensar os valores sociais existentes; o culto ao dinheiro prospera na sociedade. O modelo chinês de crescimento econômico não pode alcançar o equilíbrio usando apenas os controles financeiros e administrativos. É necessário repensar conceitos como sucesso social. E só este pode ser o maior desafio para a China”.

Meu comentário: Perceber o que significa o sucesso social não é o maior, mas o único problema, e não apenas para a China, mas para o mundo inteiro. Este sucesso só pode ser alcançado educando-se as pessoas. Nós devemos “ir ao povo”. Nenhuma medida financeira ou administrativa vai ajudar. Elas só irão causar ressentimento e rebelião. Mas a educação integral irá imediatamente explicar a causa da crise e sua correção para o público em geral.