No Ocaso Da Vida

Dr. Michael LaitmanComentário: Se perguntássemos a um velho se ele gostaria de ser um mago, ele diria: “Eu gostaria, mas não tenho desejos”.

Resposta: As pessoas mais velhas perdem seus desejos. Elas se sentem rejeitadas pela vida, estão cansadas e não esperam nada da vida. Os jovens estão prontos para qualquer coisa, mas não têm a mente, como se diz: “Se a juventude soubesse, se o velho pudesse”.

Este é o modo como vivemos. Portanto, o principal é apresentar à pessoa no início de sua vida a opção de descobrir tudo da providência, daí ela saberia como se comportar, o que procurar, com o que ser preenchida, e não perderia a sua vida, mas sim aspiraria a entrar no próximo nível eterno.

Pergunta: Pode-se dizer a um homem velho, “Venha para o grupo de educação integral, esse é o lugar onde você vai encontrar um desejo?”.

Resposta: Com certeza! Mas esta não é a única maneira de atraí-lo. Nós só precisamos nos voltar à pessoa com o que ela realmente quer.

Se ela ainda tem alguns desejos semelhantes, então sim. Se não, se tudo já está morto nela, nós só podemos chamá-la a vir, para sentar-se com outras pessoas idosas, comer algo saboroso e tomar uma xícara de chá. Ela vai ver, ouvir e passar o tempo, e vai ficar agradavelmente impressionada por estar numa determinada sociedade. Os idosos devem ser atraídos pelo que chamamos de interesses de velhos, mas não por questões elevadas.

Isso deve atender às necessidades da pessoa. Não importa a quem recorremos, nós precisamos primeiro estudar este grupo de pessoas e seus desejos e nos dirigir a estes desejos.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman”, 10/03/12