Liberdade De Todas As Condições Do Ego

Dr. Michael LaitmanNós falamos muito sobre a importância da meta e a grandeza do Criador, sem o que não podemos trabalhar, pois precisamos de energia. Mas a questão: Para que eu preciso da grandeza do Criador? Esta é uma condição sob a qual eu concordarei em doar, ou eu quero alcançar a doação e para isso preciso da grandeza do Criador? Esta é toda a diferença: estou trabalhando dentro da razão e abaixo dela, ou estou trabalhando com fé acima da razão?

Eu tenho uma condição que quero sentir a grandeza do Criador, pois, caso contrário, não vou ser capaz de trabalhar; por isso é uma ação dentro da razão. Mas se eu disser que devo alcançar a doação, uma vez que é a coisa mais importante para mim, e peço o poder que não tenho no momento, de modo que ele me permitirá doar, e para mim é apenas um meio, isso significa que quero esta grandeza só a fim de trabalhar na fé acima da razão.

Esta é uma diferença muito sutil, que eu tenho que esclarecer internamente. É impossível expressar em palavras, uma vez que elas só nos confundem.

Rabash diz: “Portanto, quando a pessoa não sente a grandeza do Criador, o corpo não consegue se anular diante Dele com toda sua alma e coração”. É uma lei: o desejo de receber só se rende diante da grandeza do Criador.

“Mas se a pessoa coloca a condição de que só concorda em trabalhar para o Criador se ver a importância e a grandeza Dele, já parece que ela quer conseguir algo do Criador”. Isto significa que ela quer que o fardo que vai carregar seja leve. Se você sabe que uma mala pertence a uma pessoa importante, então não é difícil para você carregá-la. “Caso contrário, a pessoa não quer trabalhar com todo o seu coração, uma vez que está limitada e está sob o domínio da ocultação e não está livre para dizer que não quer nada, mas apenas doar”.

Se a pessoa coloca a grandeza do Criador como uma pré-condição para o seu trabalho, esse estado não pode ser um estado de Bina e não pode servir como uma “arca” para ela, onde ela pode ser salva de todas as dúvidas e problemas enviados pela linha esquerda.

Assim, o atributo de Bina é Hafetz Hesed, que não precisa receber nada; portanto, ele é livre. Somente aqueles que precisam receber alguma coisa são limitados e sujeitos às opiniões dos outros. Se alguém trabalha com os olhos fechados e não precisa da grandeza ou de qualquer outra coisa, isso é chamado de liberdade.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/10/12, Escritos do Rabash