Islândia: Todos escrevem a constituição

Nas Notícias (da CNET): “Um ano depois da Islândia pedir que seus cidadãos ajudassem a escrever a sua nova Constituição, fazendo sugestões através do Facebook, os eleitores decidiram que esse novo projeto deve ser a base para a constituição futura. …

“Na trilha de uma forte recessão e protestos furiosos, o governo decidiu reescrever a sua constituição e pediu aos seus cidadãos ajuda. Em vez de petições, cartas, ou telefonemas, o governo pediu às pessoas que ajudassem a elaborar a nova Constituição através do Facebook, Twitter, YouTube e Flickr.

“Ao longo do ano, os cidadãos da Islândia ofereceram cerca de 3.600 comentários e 370 sugestões sobre o projeto de Constituição, que foi elaborado por 25 membros de um conselho constitucional, de acordo com a Reuters.

“Dois terços da população da Islândia está no Facebook, portanto, durante o período de elaboração, as reuniões semanais do conselho foram transmitidas ao vivo no site do município, bem como na rede social.
Os cidadãos foram capazes de fazer as suas próprias sugestões, participar de debates on-line, e acompanhar o processo em tempo real “.

“O prólogo do projeto começa com as seguintes palavras:  Nós, que habitamos Islândia, queremos criar uma sociedade justa, onde todos são iguais. Nossas origens diferentes enriquecem a todos nós como um todo e, juntos, temos a responsabilidade para o legado das gerações, terra e história, natureza, língua e cultura.”

“Os principais temas que o Conselho Constitucional tem observado durante os trabalhos têm sido estes três: Distribuição de transparência, poder e responsabilidade. …”

“O Capítulo dos Direitos Humanos foi revisto e agora é chamado de Direitos Humanos e da Natureza. O princípio da igualdade é mais detalhado do que na atual Constituição e, especialmente, prevê que todos devem ter o direito de viver com dignidade. …”

“Outros novos itens no capítulo sobre direitos humanos e natureza são artigos sobre natureza e meio ambiente islandês e um artigo sobre os recursos, que afirma que os recursos não estão sob a propriedade
privada são de propriedade coletiva e eternamente pelo povo da Islândia.” Fonte

Meu comentário: Se esta não for acompanhada de educação integral, então acabamos ficando em todas as áreas da vida com uma sociedade artificialmente fechada e ditatorial. Repito, é impossível construir qualquer coisa artificial, ou seja, com uma sociedade despreparada. Haverá sucesso somente se o âmbito das leis serão adaptadas para pessoas, as suas capacidades, o seu nível de exigências para si próprios, e consciência, em vez de ideais irrealistas.

Sociedade deve ser igualmente desenvolvida.  Ela deve se esforçar conscientemente para a unidade e igualdade. Essas propriedades devem ser incutidas nas pessoas desde antes. E só depois que você pode começar a implementar o projeto. O Instituto ARI oferece ao estado da Islândia o método de
educação integral e educação e voluntários para prestar toda a assistência na sua implementação!
[92516]

Comente