Esforçar-se Pelo Repouso

Dr. Michael LaitmanComentário: Nós sempre dizemos que uma pessoa é o desejo de receber prazer. Mas, para muitas pessoas, isso não está claro, a menos que estejam estudando a sabedoria da Cabalá, onde se fala sobre conceitos como Luz, Criador, etc.

Resposta: Por quê?! Aprenda uma coisa: a física, a entropia, a termodinâmica, e leis como essas, todas dizem que cada corpo no processo de seu desenvolvimento tende ao estado de repouso. Não apenas uma pessoa, mas toda a natureza (inanimada, vegetal, e animal) se esforça por satisfação, repouso máximo e abundância. Essa é a lei da natureza.

O que é o “repouso”? É quando todos os desejos a serem preenchidos estão no estado mais confortável, que é o que qualquer criação aspira em qualquer nível.

Pergunta: O que você aconselharia de modo que uma pessoa entendesse isso? Deveríamos talvez fazê-la assistir a si mesma durante o dia?

Resposta: Você precisa dar à pessoa algumas aulas de psicologia e explicar. Ensinamos isso na educação integral, que explica sobre o ego ser a nossa base e explica seus atributos principais. Ensinamos como ele se desenvolve, como nos leva à crise, como nos leva a reconhecer o nosso mal e reconhecer que todos os seus atributos são egoístas.

O ego é realmente a nossa principal propriedade. E dentro dele está uma coleção de nossos atributos: a preguiça, o desejo de alcançar a meta, a inveja, a cobiça, tudo. Ambos os atributos bons e os maus são egoístas com o objetivo de satisfação. Além disso, os animais só pensam em como realizar-se; no entanto, o homem também recebe prazer exaurindo outros. Isto significa que ele mede a si mesmo de acordo com os outros. Com os animais, isso não existe. Nisso nós somos diferentes deles.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 03/11/12