É Impossível Se Dar Bem Numa Família Sem Concessões

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Os Cabalistas descobriram que a forma dos quatro mundos, chamados Atzilut, Beria, Yetzira e Assia – começando com o primeiro e maior, chamado de Atzilut, e terminando neste mundo corporal e tangível, chamado Assia – é exatamente a mesma em todos os itens e eventos. Isso significa que tudo o que culmina e ocorre no primeiro mundo também é encontrado inalterado no próximo mundo abaixo dele. O mesmo ocorre em todos os mundos que o seguem, até este mundo tangível.

Não há diferença entre eles, mas somente um grau diferente, percebido na substância dos elementos da realidade em cada mundo.

Imagine uma família: ontem, nós tivemos uma briga e, hoje, há amor e paz entre nós. O sistema geral, que é feito de sete bilhões de pessoas, revela da mesma maneira novas relações na rede de suas conexões mútuas. No mundo de Assia há um pouco de indiferença, no mundo da Yetzira há renovação, no mundo do Beria estamos num estado de abertura e no mundo de Atzilut chegamos à realização.

O sistema, em si, é fixo e rígido. Suponha que há um marido e uma esposa, filhos e avós; tudo isso não faz diferença. Somente as relações mútuas entre os membros da família podem mudar. Esta mudança de atitude é o que determina a transição de um mundo para outro.

Assim, eu não mudo nada na estrutura, mas apenas apresso o meu desenvolvimento, a minha subida na escada espiritual, a escada de relacionamentos. Se os relacionamentos dentro de minha família são corruptos, dizem-me: “Algo precisa ser mudado. Tente dar um pouco”. Eu respondo: “Não! De jeito nenhum!”. Este é o nosso estado atual, a posição atual em relação à correção. “Eu deveria desistir do meu ego?”. Aqui, nós devemos subir um pouco acima da nossa estupidez.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/11/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”