Devemos Esperar 150 Anos?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que em 100 -150 anos a sabedoria da Cabalá vai ter se espalhado como uma ciência espiritual e muitas pessoas vão apoiá-la. E se descobríssemos que algumas pessoas não concordam com a Cabalá e são contra? Será que aqueles que estudam a Cabalá serão capazes de preencher o vaso celeste que deve ser preenchido? E se todas as pessoas não chegarem a completar este vaso, será possível pensar que a ideia da Cabalá foi cumprida?

Resposta: Nós não estamos falando de nenhum vaso celeste espiritual ou de 150 anos de disseminação. Estamos falando sobre o fato de que hoje as pessoas estão violando as leis da natureza e sentem os golpes que recebem de todas as direções. Nós estamos numa crise.

A Cabalá explica como sair da crise, mas não em 150 anos. Que tipo de 150 anos nós podemos falar se nem conseguimos existir por mais um ano? Os jornais escrevem sobre a ameaça de furacões, que em qualquer lugar do mundo pode haver um tsunami, e que no próximo ano não haverá colheitas. Não há tempo a perder. A Cabalá não é uma ciência teórica, mas é muito prática e devemos usá-la se quisermos sobreviver.

Quando descobrimos algo em física, química ou medicina, e, de repente, nos dizem que algo é proibido ou prejudicial, e que se não ouvirmos algo pode acontecer, nós esperamos 150 anos? É a mesma coisa aqui.

A Cabalá não é para ser acreditada e nem mesmo para ser utilizada. A Cabalá oferece como você pode avançar conscientemente de uma forma boa e fácil.

Uma pessoa sábia vê o problema com antecedência e tenta superá-lo. Aqui a sabedoria da Cabalá nos ajuda. Um tolo irá esperar até que seja apanhado: “Eu não acredito nisso, eu não quero”, como uma criança que é punida e depois faz o que tem que fazer de qualquer maneira, já que não tem escolha. A Cabalá não diz que você tem que acreditar nela, estudá-la e preencher certo vaso. Você tem que mudar a si mesmo, aqui e agora, neste mundo, de acordo com as leis da natureza, a fim de manter a homeostase. Se você estiver adaptado às condições de homeostase com a natureza, você vai se sentir bem, uma vez que a lei do equilíbrio é o que importa.

Se o corpo humano está em desequilíbrio, a pressão sanguínea sobe, o nível de açúcar no sangue e outros parâmetros se alteram, e isso é chamado de doença. Hoje, o nosso corpo e a humanidade estão num estado de desequilíbrio com a natureza e isso dói. Dizem-lhe como se corrigir e como chegar a um estado de equilíbrio de uma maneira muito prática, hoje, agora, não em 150 anos.

Se você não começar a se corrigir, no próximo ano você estará enfrentando a ameaça de secas, as colheitas pobres, as tempestades, sem mencionar a crise econômica, as crises financeiras e familiares. Está sendo oferecida uma solução mais fácil para o problema, não para estudar sob a ameaça da vara, mas para estudar abrindo um livro.

Uma pessoa pode dizer: “Eu não quero estudar física, não é importante para mim, eu vou viver sem ela”. Agora, imagine uma pessoa que não conhece as leis naturais da física, como ela pode criar certos mecanismos ou interagir com alguma coisa? Nós calculamos tudo dessa maneira e construímos diferentes sistemas.

Aqui nós temos o livre arbítrio absoluto. Você quer agir? Aja. Se você não quiser, não aja. Isto é tudo. A Cabalá não força ninguém. Nós disseminamos gratuitamente a sabedoria da Cabalá na Internet para todos e ninguém tem que se identificar. Conheça a sabedoria da Cabalá; é para o seu próprio bem! Ela irá ajudá-lo a equilibrar-se com o mundo, e entender por que tais problemas surgem em seu caminho. Você não tem que ser um seguidor de uma determinada escola; ela não é uma religião.

Da Convenção na Georgia 05/11/12, Lição 1

Comente