Conheça O Mundo Em Que Você Vive

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando uma pessoa começa a ver as “raízes” superiores dos “ramos” que estão neste mundo?

Resposta: Primeiro nós temos que dizer que ao alcançar as “raízes”, a pessoa não se desconecta dos “ramos”. Sua visão simplesmente começa a se expandir em ondas, a partir do ponto deste mundo, em círculos que crescem cada vez mais. Conforme a expansão, a pessoa se conecta mais fortemente com o que está acontecendo nas raízes, e compreende melhor os fenômenos deste mundo. Em sua ascensão de baixo para cima, ela primeiro entende o que está acontecendo com ela aqui, e então de forma mais abstrata ela entende o superior.

Por outro lado, a realização é diferente do entendimento: primeiro a pessoa alcança o fenômeno superior, e depois nele ela entende seu paralelo neste mundo.

Baal HaSulam fala sobre isso no artigo “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: O inferior é estudado a partir do Superior. Assim, a pessoa deve primeiro alcançar as Raízes Superiores, como elas são na espiritualidade, acima de qualquer imaginação, mas com pura realização. E uma vez que alcançou completamente as Raízes Superior com sua própria mente, ela pode examinar os ramos tangíveis neste mundo e saber como cada ramo se relaciona com sua raiz no Mundo Superior, em todas as suas ordens, em quantidade e qualidade. E a pessoa também vê como todos os ramos estão conectados.

Em geral, a realização e a compreensão se influenciam mutuamente. Ao mesmo tempo, a conexão entre os “ramos” e as “raízes” é muito importante, e não é por acaso que os grandes Cabalistas dedicaram seu tempo para estudar este mundo. Isso os ajudou a estudar o Mundo Superior. Eles eram estudiosos, “enciclopedistas”. Rav Kook lia cuidadosamente livros na biblioteca e Baal HaSulam aprendeu a teoria ondulatória, etc.

Não é por acaso que estamos num mundo material, corporal e é daqui que podemos subir aos níveis espirituais. Embora as informações sobre este mundo, que os cientistas encontraram e expressaram, não sirvam para alcançar a espiritualidade, elas ainda ajudaram a pessoa a conectar todas as partes do quadro geral numa só.

Mas hoje nós estamos “com os pés firmes no chão”, e, pelo contrário, só temos que “impulsionar a nossa cabeça acima das nuvens”…

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/11/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”