A Realidade É Criada Pelas Ações

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”: Como não há qualquer percepção do Criador, é impossível atingir a essência de qualquer de Suas criaturas, mesmo os objetos tangíveis que sentimos com as mãos.

Nós percebemos o Criador de acordo com o princípio: “Venha e veja”. Eu não sei qual é a essência do Criador, mas posso “ir e ver”. A fim de fazer isso, eu realizo certas ações e através delas conheço o Criador, como se diz, “Por Suas ações Lhe conheceremos”. Toda a realidade, todas as Suas ações e as formas que Ele é revelado, é resultado da nossa correção pessoal e com isso nós O percebemos em nossos sentimentos. Eu percebo tudo em meus vasos, porque é lá que descubro diferentes fenômenos, incluindo o Criador.

O “Criador” é o nível mais alto que eu posso alcançar. É a doação e o amor que controla toda a realidade. Eu descubro a lei de fazer o bem às Suas criaturas, o Bom que faz o Bem; descubro o fenômeno que reside em todos os vasos, em todas as minhas partes, em toda a minha alma e meus desejos; eu vejo e percebo que Ele é o primeiro, o original. Acontece que, mesmo antes de eu começar a entender, perceber e sentir, havia algo determinando meus pensamentos, desejos e ações.

Mas como pode ser que primeiro eu percebo isso e depois reconheço e admito que Ele existia primeiro. Pode ser assim? Sim. Dentro da própria ação eu percebo e descubro que Ele era primeiro. Então tudo decorre apenas das ações. Na espiritualidade eu não consigo reconhecer e identificar algo que não se mova e não atue.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/11/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”