A Guerra Visível E A Guerra Invisível

Dr. Michael LaitmanPergunta: O atual estado de guerra em Israel é realmente resultado das ações de forças superiores, do acoplamento de sistemas espirituais (Partzufim)?

Resposta: Isso foi causado pelo atraso em nossas correções e porque não atraímos a Luz que Corrige com elas, para que pudessem criar um acoplamento muito maior do que o que ocorre automaticamente no mundo de Atzilut sem a nossa intervenção.

A menos que estudemos Cabalá e possamos atrair mais a Luz que Corrige para o mundo, isso vai continuar da mesma maneira. É como uma pessoa que vive e morre – é assim que isso será constantemente alternado: Uma hora guerra, uma hora trégua; mas, nada mudará.

Nós sabemos muito bem que o tempo passa e nada muda. Na melhor das hipóteses, teremos uma trégua de vários anos e, em seguida, as coisas vão piorar. Então, vamos descobrir que não são dez mil mísseis destinados a nós, como hoje, mas milhões, e muito mais poderosos. Portanto, o que vamos fazer? Não há como termos êxito.

O Criador irá organizar esta situação para nós uma e outra vez, até que, finalmente, entendamos que uma decisão especial deve ser tomada aqui, não uma racional, mas acima de nossa razão. Afinal, este problema não pode ser resolvido por nossa mente corpórea. Só é possível pela unidade, pela qual atraímos a Luz que Reforma.

Se falarmos constantemente disso e agirmos em conformidade, as pessoas vão aos poucos começar a perceber e absorver essa ideia, quando sentirem que esta é uma ideia realista e que é a única maneira de ser salvo.

Afinal, mesmo se não estivermos sendo atacados por mísseis, ainda estamos num estado de guerra, e não apenas uma guerra revelada, mas uma guerra fria também. Nós não podemos nos acalmar por um instante, sob as condições de ameaça interna e externa. Guerra é o nosso estado permanente, o reflexo do acoplamento infinito das forças nos mundos superiores. É assim que será, a menos que participemos e a transformemos em bem.

A guerra é o estado permanente do mundo. O mundo inteiro está num estado de guerra sem fim. Como pode ser de outra forma, se o nosso ego está constantemente procurando maneiras de prejudicar os outros, para vencer e destruir? Nós estamos constantemente à procura de novas conquistas para ele, o que significa que estamos realizando uma guerra sem fim.

Assim, nós estamos sendo empurrados de Cima para o reconhecimento da nossa inclinação ao mal. Tudo vem do Criador, pois, se nós somos opostos aos mundos superiores, de que outra forma podemos receber essa ação? Há um acoplamento infinito no mundo de Atzilut, em doação e o amor sem fim, mas quando esta iluminação nos atinge, nós a transformamos em sua forma totalmente oposta.

A mãe mais amorosa deve punir o seu filho se ele não ouvi-la, já que ele pode se machucar. Por sua vez esta ação vem do amor, mas quando ele a recebe, esta se transforma num golpe.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/11/12, O Estudo das Dez Sefirot