Você Não Pode Enganar Um Burro Com Palha

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu sou corrigido, eu vejo um mundo melhor ao meu redor. Mas se eu vejo o sofrimento ao redor, como eu deveria tratá-lo?

Resposta: A nossa vida é uma dualidade. Por um lado, o corpo pertence ao mundo animal, mas, por outro lado, o desejo que estamos desenvolvendo pertence a um nível mais elevado, o nível humano.

Diz-se sobre o mundo que vemos ao nosso redor: “Todos são como animais”. Um ser humano em nosso mundo não é apenas semelhante a um animal, ele é ainda pior. Por natureza, os animais, instintivamente, cuidam de sua própria existência. Eles não têm nenhum desejo por compulsão alimentar, inventando guloseimas, doces e iguarias para si mesmos; grãos ou grama são suficientes para um burro. Dê-lhe pão e ele não vai querer. Da mesma forma, os animais não têm desejo de abusar do sexo; eles agem por instinto, acasalando nas estações designadas pela natureza. Eles não têm palácios; tocas são suficientes para eles. Esta é a existência animal.

Ao contrário deles, os seres humanos têm desejos exorbitantes, de modo que, como resultado do desenvolvimento, eles descobrem que isso os levou a um beco sem saída. Isso é o que revelamos hoje.

Portanto, vendo o sofrimento das pessoas, nós temos que dividir mentalmente a sua existência em duas partes. O que uma pessoa precisa no nível animal para viver uma vida normal e saudável? Ela precisa de um abrigo, alimento, vestuário, família, e outras condições necessárias, mas apenas racionais. Claro, não podemos viver como fazíamos mil gerações atrás. Eu preciso desejar que todos no mundo tenham condições aceitáveis, mas não mais. A lei geral da natureza declara: no nível animal, você deve garantir a sua existência, e todos os seus outros desejos, pensamentos e habilidades, tudo o que você tem além disso, você deve dedicar à ascensão espiritual.

Portanto, se nós estamos falando do mundo no futuro, sobre a vida até o fim da correção, quando este mundo desaparece de nossos sentimentos, o conjunto razoável de coisas necessárias para a existência material deve ser fornecido e tudo mais dado ao desenvolvimento espiritual.

Se hoje, nós tivéssemos organizado nossa vida desta forma, teríamos encontrado que há tudo neste mundo necessário a prover cada um dos sete bilhões de pessoas com condições físicas normais. A maior parte do dia ficaria livre do trabalho material, para estudarmos e realizarmos o nosso trabalho espiritual interno de mudar a nós mesmos. Nisso é que devemos nos esforçar.

Eu ainda não sei como isso pode ser realizado na prática, mas espero muito que sejamos capazes de explicar às pessoas que este é o estilo de vida correto no mundo. Através da crise e explicações, vamos chegar à linha média, a um estado onde o mundo a aceita.

Da Convenção na Itália 30/09/12, Lição 2