O Ponto Central No Mapa Do Mundo

Dr. Michael LaitmanPergunta: A história demonstra que grandes guerras acontecem sempre na fronteira entre as épocas, quando velhos estereótipos estão sendo destruídos. Por um lado, as guerras sempre desencadearam destruição; por outro lado, elas arrastaram a humanidade para um nível mais elevado de evolução. É possível saltarmos a próxima guerra?

Resposta: Primeiro de tudo, eu não tento enganar ninguém. Eu faço o que devo fazer de acordo com a minha missão, usando todos os meus meios até o fim. Nós não sabemos o início e o fim.

A experiência do exílio egípcio sugere que sofrimentos, dores profundas e miséria precederam o nascimento, a fuga do Egito. As contrações do parto são extremamente intensas. No geral, há o que se chama as dez pragas, dez contrações do parto, que formam a necessidade de correção em nós. Portanto, nós temos que passar por elas de qualquer maneira.

Eu não sei quando elas vão acabar, nem posso identificar cada ataque. Eu não sou tão sábio para saber como as coisas vão se desenrolar desta vez. Não há indicações exatas, e eu mesmo ainda não atravessei o processo; eu passo por isso juntamente com todos os outros: O que eu posso dizer? Especialmente porque trata-se do plano deste mundo com sua camada de espessura egoísta. Portanto, nós simplesmente fazemos o nosso trabalho.

Quanto à ameaça de guerra, as guerras variam. A principal coisa é manter o povo de Israel na terra de Israel e iniciar a disseminação da sabedoria da Cabalá em prol da correção do mundo. Tudo o que se opõe a este propósito vai contra o objetivo da criação, e é assim que devemos tratar isso. Porque de acordo com a lei das raízes e dos ramos, a correção só é possível nesta terra, embora Jerusalém hoje, após a ruptura, seja uma fonte de contaminação de acordo com os escritos do Baal HaSulam.

Pergunta: Um tumor cancerígeno destrói processos no corpo da humanidade. Na medicina, eles usam quimioterapia neste caso. Se traduzirmos isso para a sociedade, isso equivale a uma guerra nuclear?

Resposta: Não, eu não acho que realmente cheguemos a esse ponto, não se conseguirmos abraçar o mundo com o método de correção e tivermos mais pessoas aceitando nossos pensamentos e desejos. E também se as pessoas começarem a nos compreender melhor, principalmente através de nossas linhas internas de conexão que “se movimentam” através de toda a humanidade.

De qualquer forma, nossas principais atividades devem ser realizadas na terra de Israel. Com toda a pressão e nós dando às pessoas a sabedoria de correção, esta vai se espalhar por todo o mundo sem quaisquer problemas. Baal HaSulam escreve na Introdução ao Livro do Zohar que isso está escrito em muitas fontes. Eu repito, de acordo com a lei das raízes e dos ramos, a principal correção é aqui.

Este é o nosso trabalho. Portanto, todos os nossos grupos, onde quer que estejam e seja qual for língua que falam, além de disseminar a sabedoria, devem usar todas as oportunidades para influenciar o que está acontecendo em Israel. Essa terra está no centro do mapa do mundo e é o local mais problemático.

Pergunta: O povo judeu contemporâneo inclui pessoas de todo o mundo, com suas tradições e estereótipos. Serão que eles serão capazes de superar a sua “bagagem” e cumprir a parte do trabalho que é atribuído a eles? Será que eles vão ser capazes de unir o mundo e se elevar a um novo nível de evolução sem revolução e guerra?

Resposta: Não se trata do país de origem, embora, claro, ele tenha um papel, acima do qual eles têm que subir para o bem da unidade. Em geral, a subida vai espalhar a Luz superior entre todos e permitir que ela alcance as partes do mundo com o qual já temos conexões estabelecidas. A dispersão do povo judeu só aconteceu para fazê-los se ligar às outras nações. Assim, quando o povo de Israel está unido, o poder da sua unificação é transmitido através das linhas de conexão interna com as nações do mundo, fazendo-as sentir e aceitar o que está acontecendo aqui na terra de Israel.

Da 4ª parte da Lição Diária dé Cabalá 19/09/12, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot