O Ego Tende A Proteger “Seu Território”

Dr. Michael LaitmanNão devemos ter medo de suspender alguém, ou até mesmo de tirá-lo totalmente do nosso círculo do grupo mundial, se esse amigo se recusa a seguir nossos princípios e possui opiniões que são diferentes das determinadas pelos Cabalistas.

Cabalistas são pessoas que já estão nos níveis espirituais e que nos puxam em sua direção desde lá. São eles que nós queremos seguir e não qualquer pessoa viva neste mundo que persegue algumas metas próprias e cujo ego está ardendo dentro dela empurrando-a em direção a essas metas.

É muito importante lembrar disso. Na verdade, isso é típico de todos e a única diferença é a questão do grau, mas há muitas pessoas onde o ego desenfreado está ardendo tão forte que as empurra para determinar um novo rumo que elas acham adequado. Se elas não conseguirem se conter, o grupo deve fazê-lo.

Nós podemos encontrar tais pessoas entre aquelas que lidam ativamente com disseminação. Elas estão ardendo de paixão para fazer tudo como bem entenderem e não deixam que os outros participem dos trabalhos, mantendo-os afastados e protegendo “seu território”.

Nós devemos perceber tais tendências como destrutivas ao nosso trabalho. Por um lado, a pessoa deve ser livre para trabalhar e progredir com sucesso. Mas, por outro lado, se ela aspira a fazer esse trabalho sozinha, sem atrair outros a si, sem dar-lhes igualdade de oportunidades ao seu lado no mesmo território, isso gradualmente começará a ter um efeito destrutivo tanto sobre ela quanto sobre os outros.

Nós devemos constantemente verificar se há igualdade entre nós e abertura em nossas relações mútuas, de modo que não haverá casos de alguém que tenta manter determinado território para si, determinado nicho, uma direção na qual será intocável. Tudo deve ser aberto a todos e a pessoa deve ficar especialmente feliz quando se dissolve entre os outros por toda a parte, em cada trabalho, em cada meta e sucesso.

Se isso não acontecer, no final essa pessoa causará um grande dano ao grupo, embora por um tempo possa parecer que está fazendo um bom trabalho. Nós devemos ter muito cuidado com ela.

Se a pessoa não consegue trabalhar realmente subjugando-se e apenas finge modéstia, como num teatro, ela causará danos terríveis. Assim, nós devemos ser muito cuidadosos com essa pessoa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/10/12, “Conversa Sobre o Grupo”

Comente