Na Rede Da Conexão Mútua

Dr. Michael LaitmanComentário: É muito difícil introduzir a fórmula do “ame o seu amigo como a si mesmo” dentro das teorias existentes e explicá-la em linguagem científica.

Resposta: Por quê? Se não fosse pela atual crise que nos desvia de um desenvolvimento maior, isto é, se nós continuássemos a desenvolver o comércio internacional e a economia, chegaríamos ao sistema integral totalmente interconectado. Num lugar nós produzimos algo, em outro lugar consumimos, manufaturamos; uma coisa está ligada à outra — toda a terra está enredada na rede de diversas conexões mútuas.

Neste caso, como eu poderia prever ou planejar algo e, em geral, fazer algo com sucesso? Suponha que nós somos dois homens de negócios e queremos assinar um contrato. Nós podemos redigi-lo sem levar em conta toda a rede de conexões internacionais?

Pergunta: Se eu tenho uma rede estruturada e concluí suas leis de desenvolvimento, eu posso prever este desenvolvimento. Aqui os contratos surgem e qualquer outra coisa de que você goste.

Resposta: Não, porque isso ainda depende de milhões de pessoas como você, se todos cooperarem entre si. Você está sentado como se estivesse numa rede!

Portanto, leis integrais completamente diferentes agem e nós não podemos controlá-las. Nós não as controlamos. Nossa mente egoísta nos permite só agir entre nós: um terceiro é desnecessário, e essa é a única maneira. Nós não podemos compreender o sistema integral, pois ele é um sistema analógico, onde tudo está conectado mutuamente, e nós não conseguimos trabalhar fora desses tipos de sistemas.

Acontece que, ao assinar um contrato com você, eu não sei o quanto ele será aplicado, uma vez que, ao mesmo tempo, todos os outros também vão assinar seus contratos e vão se tornar antagonistas. Portanto, o que deve ser feito?

Apenas se subirmos acima dos nossos interesses pessoais para um interesse comum e começarmos a sentir isso como pessoal para nós (imagine que nível devemos chegar), só então, poderemos trabalhar juntos como formigas em sua sociedade. Elas agem no puro instinto, a força geral as dirige.

Se chegarmos com nosso intelecto a este tipo de sociedade, isso seria o ideal!

Do Programa de TV: “Mundo Integral: Fórmula de uma Sociedade Integral” 01/07/2012