Manifesto Para Uma Europa Federal

Nas Notícias (do Euronews ): “Para a Europa!” é um novo livro, escrito por dois ferrenhos pró-europeus – Daniel Cohn-Bendit do Grupo da Aliança Livre Europeia e Verdes-Guy Verhofstadt, líder dos Liberais no Parlamento Europeu.

“Lançado em seis idiomas, o livro pretende ser um manifesto, soletrando os benefícios de uma unida Europa”.

Na verdade, este é um livro que foi escrito com raiva, fúria contra as elites nacionais que, de acordo com Daniel e eu, são incapazes de lidar com a crise em que estamos hoje.

“‘Somos muito claros que o único caminho, a única solução realista, é criar uma união federal, uma Europa federal”, disse Verhofstadt, que também é um ex Primeiro-ministro belga”.

Os dois homens tentam fazer o caso que uma Europa unificada tem uma chance melhor na face da concorrência global. No entanto, uma maior integração política seria vital, segundo Cohn-Bendit, que falou à euronews no lançamento do livro, em Bruxelas.

“‘Nós pensamos que o modelo europeu tem de ser “parlamentarizado ‘!

“‘Nós sugerimos que a Comissão tem de se tornar o verdadeiro governo da Europa. E nós pensamos que deve haver duas câmaras, do Parlamento e uma do Senado. O Senado poderia, por exemplo, ser formado pelos governos do estados-membros ou por representantes dos parlamentos nacionais. Este seria um modelo democrático, “disse ele.”

Meu comentário: Apesar da credibilidade dos autores, quase ninguém na liderança da UE irá ouvi-los. Talvez, depois de uma série de sofrimentos os atuais líderes da UE vão poder ouvir …

[89538]
Material relacionado:

O Futuro Da Europa É A Integração