Escapando Dos Grampos do Tempo

Pergunta: Como é que um Cabalista que está no mundo espiritual sente o tempo?

Resposta: O tempo não existe para um cabalista. Mesmo para uma pessoa comum o tempo é uma percepção condicionada. O tempo é um sentimento no desejo egoísta que atrai o eixo do tempo a partir de um ponto do mundo de Ein Sof (Infinito).

Quanto mais distante você estiver do mundo de Ein Sof, mais distante está do ponto zero de tempo. Quanto mais fundo você afundar no desejo de receber, mais você descerá na escada dos mundos e mais você esticará o tempo. Isso significa que o número de ações que você tem que executar, a fim de atingir o ponto de Ein Sof estabiliza o conceito de tempo para você.

Em seu estado atual, você não faz esses cálculos do número de ações que você executa. Não está claro e escondido de você já que o vaso e a Luz não operam em você de acordo com seu desejo. Se o processo não está de acordo com o seu desejo, é escondido de você.

Mas no momento em que você começa a controlá-lo, você vai entender o que você está fazendo e então você vai administrar o tempo. É por isso que se diz: “Israel está acima das estrelas e das constelações,” acima do conceito de tempo na ânsia Yashar-El (direto para o Criador ).
Nesse meio tempo, no entanto, você não está neste estado, mas sob o domínio de seu ego, e assim você não determina o tempo, mas é o tempo que determina o seu destino. Então, às vezes parece que o dia passa rapidamente, como um momento e, por vezes, a cada momento “retardamos” por tanto tempo que é difícil esperar por ele até o fim.

Isto é especialmente sentido durante o estudo. Observe que, por vezes, durante o estudo do Estudo Das Dez Sefirot você dorme em um início de uma palavra e acorda no seu final e parece uma eternidade. Você queria dormir muito, o que significa que este momento é tão querido para você que é muito importante que você desconecte e tire um cochilo por um momento sequer.

A distância mínima que nos mantem no caminho é esticada em muito tempo por causa de nosso ego e de acordo com o quanto você gosta dele. É como Faust disse: “Pare, Momento! Você é tão lindo! ”

Na verdade, um grande ego forte pára o tempo, assim como Faraó queria, de modo que até mesmo o corpo corporal será eterno, e por isso ele foi embalsamado.

Então, se não começamos a controlar o nosso desejo, o tempo vai nos controlar por abrandar ou acelerar. A fim de elevar-se acima do tempo, temos que controlar nosso desejo de receber. Tempo, movimento, localização, são os três parâmetros que o desejo de receber nos é revelado e pelo qual ele nos controla.

[89594]
De uma palestra sobre Trabalho Interno 30/9/12

Material Relacionado:
As Origens Do Tempo
Além Do Tempo

 

Comente