Deixe Seu Ego No Outro Lado Da Machsom

Uma pessoa chega à sabedoria da Cabala com uma pergunta muito pessoal sobre o significado de sua vida. Ela quer saber sobre si mesma e como viver para o que está acontecendo no mundo em torno dela, e que tem a fazer, a fim de entender o que está acontecendo e gerir o seu destino por si mesma. É muito difícil para uma pessoa ligar as respostas a estas questões, que são tão pessoais e íntimas e que vêm de seu ponto mais interno, com os outros.

Parece que uma coisa contradiz a outra: de um lado, está o meu ponto interno no qual eu quero descobrir o segredo da minha vida e, do outro lado, está a sociedade e toda a humanidade.

Eu poderia aceitar a ideia de que eu preciso me conectar com a natureza, mas é difícil aceitar o fato de que, para fazer isso eu tenho que me ligar com algum grupo de pessoas e de estar tão fortemente ligado a eles, uma conexão que não posso suportar, sentir que são as pessoas mais próximas e queridas para mim.

Eu tenho que trabalhar nisto acima dos meus sentimentos e minha mente, acima de todos os meus padrões anteriores. Claro, parece muito distante e incerto, mas temos que entender que é graças a isso que a entrada para o mundo espiritual é revelada a mim: é através do amor dos outros, que é tão distante, de ódio, e do lado oposto a tudo o que eu quero.

Para mim não há nada mais desagradável e repugnante do que a necessidade de me conectar com outras pessoas acima do meu desejo, servi-los, e, ao mesmo tempo, saber que toda a recompensa vai para eles e não para mim, que eles terão tudo. Eu e meu coração também estaremos com eles! Aqui, onde estou, haverá apenas o meu ego vazio.

É muito difícil de entender isso, mas estudando e trabalhando em nós mesmos, aos poucos começamos a perceber este princípio. Há uma lógica interna que está escondida em uma coisa que é mais odiosa, distante e sem sentido no nosso mundo, e isso é o que representa o mundo espiritual para nós. Através dela, através da abertura que aparece de repente na parede, podemos atravessar a Machsom (barreira) que separa o mundo espiritual deste mundo.

Da 1 ª parte da Lição Diária da Cabala 11/10/12, Escritos do Rabash

Comente