Avançando Em Vez Da Falsa Serenidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a indicação de que a pessoa avança ao longo das três linhas e que não está apenas enganando a si mesma, como se justificando o Criador em tudo?

Resposta: A indicação de avanço é que ela não apenas diz “graças a Deus” por tudo, mas que às vezes se encontra em situações em que não pode imediatamente justificar o Criador, apesar de que o verdadeiro herói, que já está elevado na espiritualidade, se sente assim. Nós temos que alcançar uma grande correção para examinar constantemente a nós mesmos e ter poderes para agradecer ao Criador por todo o mal, como por todo o bem.

Até lá, há um longo caminho a percorrer através de muitos estados. Às vezes, a pessoa se encontra em tais estados que não consegue concordar com a Providência superior, não quer e não a aceita. A linha esquerda é revelada e nela o “Faraó”, o mal, começa a agir.

Nós temos que dar tempo para que todo o mal que a Torá fala seja revelado em nós, todos os pecados. Quando a pessoa cai num estado de pecado, ela diz exatamente o que a Torá nos diz: “Quem é o Criador que eu deveria ouvi-Lo?”. Ela amaldiçoa o Criador, e toma o lugar de todos os vilões famosos: Bilam, Balaque, Haman, uma vez que tem de descobrir toda a linha esquerda.

Se ela entra na linha direita desde o início, não para “curar suas feridas com mel”, mas para avançar, com isso ela deixa a linha esquerda. Em seguida, ela consegue as duas linhas. Caso contrário, isso não é chamado de linha direita, mas apenas um estado de serenidade. Uma linha é algo que é limitado em ambos os lados.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/10/12, Shamati # 11

Comente