Absorver Toda A Sociedade

Dr. Michael LaitmanPergunta: A ciência social é baseada em dois modelos que correm paralelamente. Um é chamado de modelo macrossociológico, onde os traços de personalidade individuais não são levados em conta, ou seja, a pessoa é um objeto. Outro é o modelo de microssociológico, onde a pessoa é um sujeito, e suas qualidades e características pessoais são usadas. A pessoa é um objeto ou sujeito na comunidade integral?

Resposta: Ambos estão completamente interligados; caso contrário, não é integralidade. Integralidade não é apenas uma soma, mas um todo. Quando todas as pessoas agem deliberadamente em nome da comunidade, cada uma delas está à altura desta comunidade, tornando-se seu membro principal, sem perturbar o resto. Este é o mesmo sistema analógico, no qual cada mínimo elemento é o mais importante, porque, se ele não existir, o sistema não é um todo.

Comentário: Há uma situação normal anedótica: uma pessoa é inteligente, a outra é bonita, e, juntas, elas participam da construção da sociedade. Quem tem a vantagem?

Resposta: Na sociedade integral ninguém tem vantagem, todo mundo é muito importante. Todos, individualmente, devido às suas qualidades, acrescentam o que é necessário para toda a comunidade. Um não é como o outro, mas todos são iguais, porque em relação à integralidade cada um é valorizado como um elemento sem o qual ela não existirá. Todos contribuem 100% para o sistema existir.

Pergunta: Então, todos são sujeito e objeto, mas sem misturar as duas características?

Resposta: Não há mistura; cada um conecta tudo isso integralmente dentro, porque para ser um membro integral da comunidade, ele deve sentir dentro de si todas as suas propriedades, desejos; ele deve absorver toda a sociedade, que deve viver nele !

De KabTV, “Mundo Integral: Fórmula de uma Sociedade Integral” 07/01/12